Brasil tem destaque nos resultados globais da Iata

O tráfego internacional de passageiros cresceu em 2012, mas o de cargas diminui. Segundo a Iata, o aumento no tráfego de passageiros foi de 5,3%, em comparação ao ano anterior, enquanto o transporte de cargas teve diminuição de 1,5%. “O tráfego de passageiros cresceu fortemente em 2012, apesar das notícias ruins da economia, que dominaram os últimos 12 meses. Isso mostra quão importante é a aviação global para a conexão do mundo atual”, disse o CEO da Iata, Tony Tyler.

Ele comemorou o load factor no ano, de 79,1%, próximo ao recorde alcançado e ressaltou que a demanda internacional cresceu mais rápido que a doméstica: 6% contra 4%. Ainda de acordo com o balanço anual da Iata, as companhias aéreas deverão atingir lucro de US$ 6,7 bilhões no ano passado, apesar do alto preço dos combustíveis. “Mas a margem bruta é de apenas 1%, o que tem feito as empresas apenas manter a cabeça acima da água”, comparou Tyler.

Analisados regionalmente, os melhores resultados foram alcançados no Oriente Médio, com crescimento de 15,4% no tráfego de passageiros. Na América Latina, esse índice foi de 8,4%, enquanto na África chegou a 7,5%. Na Europa, o aumento foi de 5,3%. A oferta global cresceu mais lentamente que a demanda em 2012, com aumento de apenas 4%, sempre na comparação com o ano anterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol