Gol quer reduzir embarque no avião para 10 minutos




Gol quer reduzir embarque no avião para 10 minutos

ara evitar longas e confusas filas nos portões e atrasos nos voos, a Gol vai mudar o procedimento de embarque nos aeroportos de todo o País na próxima semana. A ideia da companhia aérea que responde por 36% do mercado brasileiro é acomodar os passageiros no avião em apenas dez minutos. Segundo a empresa, hoje o tempo de embarque chega a até 18 minutos.
Testes foram feitos nas últimas semanas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para agilizar o procedimento. A estratégia da Gol atualmente é embarcar os passageiros de trás para frente - aqueles com assento marcado do meio para o fundo da aeronave entram primeiro. Invariavelmente, o método cria filas dentro e fora do avião porque sempre há alguém parado à espera de um passageiro se acomodar.
Agora, a companhia quer adotar o embarque por quatro grupos (de A a D) e organizá-los fazendo uma combinação de assentos, de forma que os da janela sentem primeiro, depois os do meio e, por fim, os passageiros com poltrona no corredor.
Também existe a possibilidade de continuar com o sistema back to front, como é chamado no jargão do setor, mas combiná-lo com o novo sistema janela-meio-corredor. Prevalecerá a maneira mais rápida.
"A organização do embarque por fileiras gera um tremendo desconforto para o cliente. A ideia é criar apenas duas filas. Uma para o cliente preferencial, como idosos e gestantes, e outra que vai sendo formada por grupos. Até o anúncio por parte do agente aeroportuário é mais fácil", diz André Lima, diretor de Aeroportos da Gol.
Tempo
O procedimento é uma das últimas etapas do projeto Fast Travel (viagem rápida) em implementação pela Gol. A iniciativa envolve também o check-in eletrônico, feito por internet, totem ou celular, e o embarque sem papel, com o cartão de embarque no smartphone.
Segundo a Gol, uma aeronave fica em solo hoje por 40 minutos nos quatro maiores aeroportos do País (Guarulhos, Congonhas, Galeão e Brasília) e metade desse tempo é gasto com o procedimento de embarque. "Por questões operacionais e de segurança, não tem como ser mais rápido do que isso, 40 minutos de solo nos aeroportos mais movimentados e 30 minutos nos demais. Às vezes, ficamos acima do tempo previsto, mas por problemas de infraestrutura aeroportuária e limitações no controle de tráfego, tem de esperar autorizar a decolagem", diz Lima.
Além do embarque, o restante do tempo em solo é usado para limpeza da cabine, abastecimento e checagem de procedimentos de segurança.
Para os passageiros, a espera é maçante. "Pedem para a gente chegar cedo ao portão, anunciam ‘embarque imediato’ e demoram mais 20 minutos para chamar todo mundo. Aí, não tem como não atrasar", diz a consultora financeira Viviane Salles, de 38 anos, que mora em São Paulo, mas viaja a cada 15 dias a trabalho
Mala de mão
Para Lima, uma das coisas que mais emperram o embarque é a mala de mão. "Quando levam bagagem maior do que o permitido, que não entra no compartimento, é mais um transtorno. Por isso medimos as malas antes do embarque."
Um estudo da Boeing divulgado no ano passado mostra que, dos anos 1970 até hoje, o tempo de embarque em voos domésticos nos Estados Unidos mais que dobrou. Saltou de 15 minutos para 30 a 40 minutos. Um dos motivos é que os passageiros levam mais bagagem de mão, uma vez que companhias aéreas norte-americanas costumam cobrar por mala despachada.
Fonte: Agência do estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol