Regulador está perto de aprovação sobre liberação do 787


Regulador está perto de aprovação sobre liberação do 787




Aprovação do documento marcaria um passo decisivo para acabar com a suspensão de voos do jato de alta tecnologia da Boeing

Reguladores dos EUA estão perto de aprovar um importante documento que poderia iniciar o processo de retomada dos voos das aeronaves 787 Dreamliner, da Boeing, dentro de algumas semanas, de acordo com diversas pessoas familiarizadas com o assunto.
A aprovação do documento, conhecido como Projeto de Declaração de Conformidade, marcaria um passo decisivo para acabar com a suspensão de voos do jato de alta tecnologia da Boeing, que já dura três meses. O documento iniciaria uma série de etapas que permitiria às companhias aéreas que encomendaram o avião de 200 milhões de dólares voarem pela primeira vez desde janeiro.
A suspensão dos voos custou à Boeing cerca de 600 milhões de dólares, interrompeu as entregas e forçou algumas companhias aéreas a alugarem aeronaves alternativas. Várias companhias aéreas disseram que vão pedir uma indenização à fabricante, potencialmente aumentando as perdas da companhia.
Reguladores impediram a decolagem da frota mundial de 50 jatos, após baterias de íon-lítio pegarem fogo em dois aviões, no começo do ano. A Boeing refez o sistema de bateria e enviou os resultados dos testes para a Administração de Aviação Federal (FAA, em inglês) no início deste mês.
O documento pode ser aprovado já na próxima semana, afirmaram duas das fontes, que pediram para não serem identificadas porque as discussões permanecem confidenciais.
A FAA não quis comentar se a Boeing já havia apresentado o documento, cujo conteúdo exato ainda não está claro.
A Boeing também não quis comentar sobre o tema, além de afirmar que está pronta para continuar a trabalhar com a FAA "a fim de garantir que tenham cumprido todas as suas expectativas." O tempo para a avaliação não foi estabelecido e ainda pode ser adiado, disseram as fontes. Também é possível que medidas adicionais sejam acrescentadas ao processo de aprovação, resultando em mais atrasos e prolongando a incerteza sobre se e quando o 787 poderá voar novamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol