11 dicas para facilitar a viagem de avião com as crianças

11 dicas para facilitar a viagem de avião com as crianças

Como você viajava antes de ter filhos? Você era daquelas que jogava uma mochila nas costas e ia sem rumo, ou você era uma executiva organizada que tinha a sua mala de rodinhas pronta, com porta documentos, passagem e passaporte sempre arrumados? Seja qual for o estilo, se você virou mãe, passou a conhecer um novo tipo de viagem e “(des)organização”! Costumo dizer e acredito profundamente que viajar com crianças não é um bicho de 7 cabeças, mas é verdade que há que se adaptar a novos parâmetros!
Para dar uma ajudinha, fiz uma lista de pontos para lembrar na sua próxima viagem de avião em família:
ANTES:
- documentos: para viagem internacional, passaporte em dia (c/ identidade ou Certidão de Nascimento, já que o novo modelo de passaporte não mostra filiação) e Autorização de viagem Internacional de menor, se necessário.
- cartão de milhagem que já pode ser feito a partir dos 2 anos da criança (pelo site da companhia).
- pedir e reservar refeição especial para crianças. Em voos internacionais, muitas companhias hoje em dia propõem refeições especiais para crianças, com porções menores e alimentos mais fáceis de comer (purê, almôndegas, etc...), além de mimos como biscoitos, iogurte, chocolate...
- chegar cedo no check in se precisar de berço (em caso de viagem internacional e para crianças abaixo dos 6 meses/ 10Kg). Se a criança for maior e tiver acostumada com sling, também pode ser uma boa opção para ficar bem acomodada.
- se a criança for maior, não sentar na primeira fileira, onde os encostos da cadeira não levantam (impossibilitando que a criança deite no seu colo, por exemplo).
- é melhor a família inteira estar com roupas confortáveis, tanto as crianças quanto os pais! Mães, evitem decotes, roupa branca, brincos pendentes... é melhor que estejam “disponíveis” durante a viagem e preocupadas com outras coisas! Vamos simplificar! ;-)
- se levarem o carrinho (item que eu considero essencial), ele pode ir até a porta do avião, onde será despachado e não conta como bagagem!
DURANTE:
- tirar uma foto dentro do avião! Já tiramos tantas, porque não guardar lembrança desse momento especial?
- preparar uma bolsa/mochilinha com itens para divertir a criança: coisas para pintar e desenhar, livros, brinquedos pequenos. Gosto muito do “efeito surpresa”: um livro novo, cartelas de adesivos, novo brinquedo de 1,99 que “sacamos da manga” em momentos críticos (sempre funciona). Outro item muito útil: um DVD portátil ou um Ipad com fone de ouvido para não incomodar o vizinho.
- na sua bolsa (pessoalmente prefiro uma mochila, para ter as mãos livres): fraldas, lenços umedecidos (que deixo no bolso da frente assim que entro no avião e que serve durante a viagem inteira para limpar as mãos ou uma eventual sujeira...), muda de roupa (incluindo uma camiseta para você), um casaco (o ar condicionado do avião muitas vezes é gelado) e um lanche: biscoitos, barra de cereal, água ou suco que pode ser comprado assim que passar o raio X. É essencial ter isso em mãos para não depender da equipe de bordo que nem sempre está disponível! Se a criança tomar mamadeira, podem levar as quantidades de leite em pó necessárias em uma vasilha com compartimentos próprios para isso.
- importante dar mamadeira, peito, água, suco, qualquer coisa para a criança engolir durante a decolagem e pouso do avião, para ajuda-la a tirar a compressão do ouvido.
De resto e item essencial: ficar calma, pois afinal de contas, a criança sente a sua insegurança e stress! Peça ajuda se precisar! Mas vá tranquila, vai dar tudo certo! Boa viagem!
Fonte: Sut-Mie Guibert, do blog Viajando com Pimpolhos, é mãe da Clara, 5 anos e Nina, 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol