A escalada internacional da Gol


A escalada internacional da Gol

Companhia aérea brasileira negocia venda de participação minoritária com a alemã Lufthansa e com a francesa Air France/KLM e estuda a criação de nova empresa na República Dominicana

Por Ralphe MANZONI Jr.
O executivo Paulo Kakinoff, presidente da companhia aérea Gol, teve uma das piores experiências de sua vida no começo deste ano. Ele estava a bordo de um voo que vinha da República Dominicana para o Brasil. Kakinoff queria conferir de perto o serviço do trajeto que estreara em dezembro de 2012 – desde que assumiu a empresa da família do empresário Constantino Oliveira Jr., em julho do ano passado, ele voa pelo menos uma vez por semana em linhas regulares da companhia para conversar com a tripulação e com os passageiros. “Tudo que tinha que dar errado, deu nessa viagem”, afirma Kakinoff. A lista de problemas foi extensa. O voo saiu atrasado. O avião pegou ainda um vento de proa, que o obrigou a uma parada técnica em Brasília. 


Os sistemas de entretenimento a bordo não funcionaram. Os passageiros, por uma falha no software, não tiveram também seus lugares marcados. O catering a bordo, por fim, era de quantidade insuficiente. Uma fila extensa de clientes foi reclamar diretamente com Kakinoff, que se identificou no final da viagem. “Posso dizer também que foi a melhor que coisa que me aconteceu”, diz Kakinoff. O executivo, na primeira oportunidade, reuniu todos os seus diretores e começou um amplo trabalho para melhorar os serviços dos voos da Gol. A julgar pelas novas pretensões da Gol, o atrapalhado voo da República Dominicana será de grande valia. É que a vice-líder da aviação comercial brasileira prepara uma escalada internacional. Várias frentes estão sendo negociadas neste momento. 
 
Uma delas é a associação com uma companhia aérea europeia. As conversas começaram em 2011, mas evoluíram mesmo a partir deste ano. Duas empresas europeias aparecem no radar das negociações, a alemã Lufthansa e a francesa Air France/KLM. Procuradas, ambas não quiseram se pronunciar. A Gol também não confirma a informação. A ideia, segundo DINHEIRO apurou, é acertar um acordo nos moldes do que foi feito com a americana Delta, que comprou uma fatia de 2,9% do capital da Gol. Com isso, a Delta ganhou exclusividade para operar em codeshare com a companhia aérea brasileira. Em razão da proximidade com a Copa do Mundo, estima-se que um acordo seja fechado no segundo semestre deste ano. “A tendência é acertar algo o mais rápido possível”, afirma uma fonte. 

Simultaneamente, Kakinoff estuda a criação de uma companhia aérea na República Dominicana, que pode se transformar em um hub internacional da Gol. O país da América Central já funciona como uma base operacional para os voos até Miami e Orlando, nos Estados Unidos. No segundo semestre deste ano, a Gol ampliará ainda os voos internacionais. Acrescentará mais um para a América do Norte e outro para a América Central e o Caribe, partindo de São Domingo, a capital da República Dominicana. A ambição internacional da Gol pode ser entendida por duas razões. A primeira delas é aumentar a receita em dólar. Em cinco anos, o plano é dobrar essa fatia. Hoje, ela representa 8% do faturamento anual. 
 
Dessa forma, Kakinoff minimizará os efeitos cambiais em seu resultado, pois tem custos de leasing de aeronaves e de combustível na moeda americana. O segundo motivo é que Kakinoff acredita que a fase de ajustes, que levou a Gol a uma dieta rigorosa, esteja encerrada. Desde que assumiu, Kakinoff cortou custos nos mínimos detalhes e adotou diversas medidas para economizar combustível, responsável por 46% das despesas da Gol. Os resultados começaram a aparecer. No primeiro trimestre deste ano, a companhia registrou um lucro operacional de R$ 101 milhões, o primeiro em dois anos. As despesas tiveram queda de 8,2%. O prejuízo líquido de R$ 75,3 milhões foi, no entanto, 81,8% maior. De qualquer forma, o consenso no mercado é que o pior já passou e que a Gol pode estar pronta para alçar novos voos.

fonte: Istoe Dinheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol