Bombardier aposta em grandes encomendas do novo jato CSeries

Bombardier aposta em grandes encomendas do novo jato CSeries

A canadense Bombardier pretende conquistar um novo nicho no impiedoso mercado de aviação com um jato de médio alcance e consumo eficiente de combustível

Toronto - A canadense Bombardier pretende conquistar um novo nicho no impiedoso mercado de aviação com um jato de médio alcance e consumo eficiente de combustível, mas o novo avião CSeries precisa de uma avalanche de encomendas para desviar de rivais maiores.
A família de aviões CSeries da Bombardier, de corredor único, foi concebida para preencher uma lacuna no mercado de aviação comercial. Sua estrutura é de compósito de carbono como a do o 787 Dreamliner da Boeing e seus motores da Pratt & Whitney têm baixo consumo de combustível.
Mas há dois grandes desafios: convencer o mercado de que há espaço para um avião posicionado a meio caminho entre jatos comerciais regionais e aviões maiores e convencer os clientes a abandonar as grandes aeronaves.
"Você está entrando numa competição duríssima e se você tiver o balanço financeiro para passar por isso, e arrancar uma posição no mercado, há algo aqui", disse o vice-presidente da consultoria de aviação Teal Group, Richard Aboulafia.
"Se você não conseguir isso, então você está pulando dentro de um vulcão com uma montanha de dinheiro." A Bombardier --rival histórica da brasileira Embraer no mercado de aviões regionais-- investiu 3,4 bilhões de dólares para criar o CSeries, que tem modelos entre 110 e 130 assentos, além de uma versão que pode acomodar até 160 passageiros.
A empresa espera 300 pedidos firmes no valor de 19 bilhões de dólares até o momento em que o avião começar a voar comercialmente em meados de 2014, contra 177 encomendas no momento.
A Paris Air Show, maior feira de aviação mundial que acontece na semana que vem, oferece uma chance de impulsionar as vendas, embora o avião não esteja em exibição.
O voo inaugural do CSeries não ocorrerá até o fim de junho, após um atraso de seis meses que a Bombardier atribuiu a questões de fornecedores.

A Bombardier insiste que o CSeries agora está dentro do prazo previsto. "Estou muito confortável com o primeiro voo, e estou muito confortável com a entrada em serviço (da aeronave)", disse o presidente da divisão de aviões comerciais da fabricante, Mike Arcamone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol