Companhia aérea testa etiqueta para malas com conexão sem fio

Passageiro poderá criar etiqueta com aplicativo. Etiqueta usará papel digital para ser reutilizada.
A British Airways vai lançar em 2014 etiquetas para bagagens que usam papel digital similar ao do Kindle para serem reutilizadas. Após fazer o check-in na internet, o passageiro poderá usar o aplicativo da companhia aérea para criar uma etiqueta nova para a sua bagagem. Ao segurar o smartphone em frente à etiqueta eletrônica, ela é atualizada automaticamente com um código de barras único com informações sobre o voo e o próximo destino da mala.
O programa ainda não está disponível para o público. Atualmente, ele usa o NFC – tecnologia que permite transmitir dados entre dois aparelhos ao aproximá-los. Porém, no lançamento, as etiquetas não devem usar o NFC já que a British Airways quer que o aplicativo seja compatível com todos os smartphones – como o iPhone, que não conta com conexão NFC.
De acordo com o site “Engadget”, as etiquetas foram desenvolvidas em conjunto com a consultoria Designworks, mas o design ainda não foi finalizado. A partir de julho, a British Airways irá distribuir as etiquetas aos funcionários para um teste de três meses. Após o período de teste, a empresa deve finalizar o projeto com uma tecnologia mais comum, como o Bluetooth.
Outras empresas, como a Airbus, estão testando rastreadores de bagagem que usam GPS e conexão móvel. Porém, Michael Johnson, gerente de relações públicas da British Airways, disse ao site “The Verge” que a companhia aérea não viu benefício nessas tecnologias já que o GPS e dispositivos móveis devem ser desligados durante os voos.
Conforme Johnson, a British Airways está focada em reduzir o tempo gasto pelos passageiros nos aeroportos. Ele estima que os passageiros poderão despachar suas malas em apenas 35 segundos com as novas etiquetas.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol