Para Gol, reajuste de tarifa depende de patamar cambial

Companhia informou que irá esperar a estabilização do câmbio em algum patamar para decidir sobre um aumento de preço das passagens

Brasília - A GOL Linhas Aéreas vai esperar a estabilização do câmbio em algum patamar para decidir sobre um aumento de preço das passagens. "Vamos aguardar a estabilização do dólar para ter uma decisão. O preço dos bilhetes vai depender do nível de estabilização do câmbio", afirmou a jornalistas o diretor-presidente da companhia, Paulo Kakinoff, nesta terça-feira, 20, após participar do evento Aviation Day 2013.

Mais cedo, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, não descartou novos aumentos de passagens, caso o dólar continue a se valorizar ante o real. De acordo com a entidade, entre 55% e 57% da atividade aérea é dolarizada, sobretudo por conta dos custos com o combustível e o leasing de aeronaves. Segundo Sanovicz, com o dólar a R$ 2,30, acendeu-se uma luz vermelha do setor e a tarifa média cobrada dos passageiros subiu 4% nos últimos 40 dias.
Kakinoff também reclamou do descompasso entre o preço da querosene de aviação no Brasil e em outros mercados. A Abear entregou nesta tarde ao governo uma lista de pedidos para dar competitividade ao setor, incluindo uma nova fórmula para o preço da querosene.
Segundo Kakinoff, o alto custo do combustível no País é uma "deficiência competitiva" que impede a recuperação das companhias aéreas em um cenário de câmbio em elevação. "Nossa querosene tem um custo de 30% a 40% maior do que o verificado em países com quantidade de passageiros semelhante ao Brasil. Por outro lado, nossa tarifa média é de US$ 100, uma das mais baixas entre esse grupo de países."

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, afirmou mais cedo "ver com dificuldade" o pleito por uma nova fórmula de cálculo do preço da querosene, que depende da Petrobras. "Acho difícil que se avance nessa área", considerou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol