Air France vai demitir mais de 2.800 funcionários

São Paulo – A Air France, companhia aérea francesa, divulgou ontem que planeja demitir mais de 2.800 funcionários até o final de 2014, com o objetivo de recuperar a lucratividade da empresa.

Após uma reunião com o conselho de empregados da companhia, Frédéric Gaget, presidente da Air France, chegou a afirmar que a empresa vive um período de demanda fraca.
A Air France não escapou da crise que afeta as companhias aéreas que atuam na Europa. Os principais motivos listados para que isso tenha acontecido são economia fraca e a taxa de desemprego que assola o continente. Em 2012, a empresa chegou a anunciar 5.100 cortes de empregos, num plano de reestruturação do grupo Air France-KLM.
Para amenizar a pressão do governo socialista francês, comandado por François Hollande, a companhia informou que as últimas reduções de funcionários ocorreriam com um acordo de saídas voluntárias, aposentadorias precoces, redução da jornada de trabalho e rotatividade de pessoal. A previsão é que as negociações a respeito dos novos cortes com os sindicatos comecem em outubro.
Michel Salomon, porta-voz da Air France no sindicato Confédération Français e Démocratique du Travail, admitiu que a situação da economia do país deixou a companhia frágil e que o corte de mão de obra é inevitável, mas indagou se as metas de demissões não poderiam ser alcançadas apenas com voluntários.
Analistas apontam que a primeira leva de demissões não foi o suficiente para alcançar os planos financeiros estabelecidos pela empresa. Em julho, a companhia aérea anunciou que há mais de um ano desenvolve um plano de recuperação para tirar a empresa do vermelho, o qual tem contribuído para diminuir os prejuízos operacionais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol