Etihad Airways: crescimento de dois dígitos em 2013 e mudança no Brasil

Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, está celebrando um ano de quebra de recordes ao alcançar os mais elevados volumes de transporte de passageiros e de carga em 2013. Cerca de 12 milhões de pessoas voaram a Etihad no ano passado, número 16% superior aos 10,3 milhões de passageiros transportados em 2012. A companhia também registrou um expressivo crescimento de 32% no transporte de carga (486.753 toneladas) e foi responsável por 89% pela movimentação de importações, exportações e transferências de carga aérea no aeroporto de Abu Dhabi.

A rota Abu Dhabi-Bangcoc foi novamente a mais movimentada do network da Etihad, com um total de 742.759 passageiros voando para a capital tailandesa (+7%) em 2013. Manila nas Filipinas foi a segunda rota mais movimentada (547.068 passageiros, com dois voos diários), seguida da de Londres (544.564 passageiros), Jeddah (373.651 passageiros) e Paris (338.969 passageiros).

James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, disse: “Nossos números recordes em 2013 refletem o contínuo sucesso de nosso plano estratégico, que foca três pilares fundamentais: crescimento orgânico da malha aérea, parcerias em voos codeshare e o investimento de capital minoritário em outras companhias aéreas”. Em relação a este último pilar, no ano passado a Etihad anunciou investimentos em mais três companhias aéreas: 49% na Air Serbia (ex-Jat Airways), 24% na Jet Airways (da Índia) e 33,3% na suíça Darwin Airlines, que passará a operar como Etihad Regional.

Entre outras conquistas, em 2013 a Etihad introduziu seis novos destinos a sua malha, inclusive São Paulo: Washington, DC (em março), Amsterdam (em maio), São Paulo e Belgrado (em junho), Sana’a (em setembro) e Cidade Ho Chi Minh (em outubro). A companhia também aumentou frequências em 18 rotas e assinou acordos codeshare com a Kenya Airways, Air Serbia, South African Airways, Belavia, Korean Airlines, Air Canada e airBaltic.


No Brasil, a Etihad Airways começa a se despedir de Juan Torres, designado pela direção da companhia aérea para assumir a partir do dia 3 de fevereiro próximo como diretor geral em Manila, nas Filipinas, onde já ocupou o mesmo cargo entre outubro de 2006 e março de 2010 (ele substituirá John Rees Evans, que assumirá o mesmo cargo no Nepal). Depois de uma passagem como diretor geral em Tóquio, o espanhol Juan Torres foi responsável pela introdução dos serviços da Etihad entre Abu Dhabi e São Paulo, inaugurados em junho. O substituto de Juan Torres no Brasil já está escolhido. Ele foi recrutado no mercado e não vem de Abu Dhabi, mas seu nome ainda não foi divulgado pela companhia, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol