Infraero entrega mais uma etapa das obras do Aeroporto de Manaus

A Infraero entregou nesta quarta-feira (15/1) a parte nova do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM), correspondente a mais de 70% das obras de reforma e ampliação do terminal. Iniciados em novembro de 2011 e com investimento previsto de R$ 444,46 milhões, os serviços vão ampliar em 57 mil m² a área do terminal, aumentando para 13,5 milhões de passageiros por ano a capacidade do aeroporto manauara.
      Atualmente, o terminal pode receber 6,4 milhões de embarques e desembarque, tendo recebido em 2013 3 milhões de passageiros. A estimativa para 2014 é que 4 milhões de passageiros circulem pelo Eduardo Gomes entre embarques e desembarques.
      As áreas liberadas para os usuários englobam novas salas de embarque e desembarque internacional remoto (sem o auxílio da ponte de embarque); parte das novas áreas do saguão, com embarque e desembarque; e parte do desembarque internacional, incluindo alfândega e imigração. Também foram entregues parte do estacionamento de veículos do nível de desembarque, com um total de 400 vagas, que se somam às 685 já entregues no nível de embarque em outubro do ano passado. Outras áreas que estarão à disposição dos usuários são o viaduto do desembarque, o espaço dos balcões de vendas, reservas e informações das companhias aéreas, entre outras.
      “Também foram incluídos novos equipamentos. Nas áreas disponibilizadas, os usuários contarão com oito elevadores, 11 escadas rolantes e duas esteiras de restituição de bagagem, que se somam às facilidades já existentes”, destacou o superintendente do Aeroporto de Manaus, Aldecir Lima.
      O público também terá à disposição dois quiosques de lanches, farmácia, agências de turismo, locadoras de veículos e loja de vendas de pedras preciosas e semipreciosas, além do balcão de pagamento do estacionamento. Os serviços bancários continuarão a funcionar no saguão antigo.
Terminal-Eduardo-Gomes-2
      “A entrada em operação das novas áreas permitirá o andamento das obras no antigo terminal de passageiros, onde serão iniciados os serviços de demolição da outra metade do subsolo, construção do desembarque doméstico e a execução dos serviços restantes do saguão de desembarque. Além disso, serão concluídas as reformas na parte do saguão existente com construção das novas áreas de check-in e das salas de embarque internacional”, ressaltou Rubem Ferreira Lima, superintendente da Regional Noroeste.
      As obras da última parte do estacionamento em dois níveis, da área administrativa lado leste, praça de alimentação, de embarque e desembarque doméstico remoto, de execução do novo conector e das novas pontes de embarque continuam sendo executadas. O fluxo interno entre as áreas do hall público, check-in e salas de embarque deverá ser alterado à medida que as áreas em obras forem sendo concluídas, possibilitando o início de novas frentes de serviços.
      “A entrega desta fase da obra representa o cumprimento de mais uma etapa do planejamento global do empreendimento. Durante toda a execução dos trabalhos, nosso objetivo foi causar o menor impacto possível ao conforto dos passageiros, mantendo o funcionamento pleno do aeroporto, a segurança das frentes de obra, da comunidade aeroportuária e das atividades aeronáuticas”, pontuou Magno de Carvalho, superintendente de Empreendimentos Centro Oeste, Norte e Nordeste da Infraero.

   Assessoria de Imprensa - Infraero

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol