Duas semanas de buscas por avião encontram apenas frustração

Autoridades estão se preparando para o "longo prazo", já que as buscas conduzidas por mais de 12 países avançaram pouco

Kuala Lumpur - Duas semanas depois que um avião da Malaysia Airlines desapareceu com 239 pessoas a bordo, as autoridades estão se preparando para o "longo prazo", já que as buscas conduzidas por mais de 12 países avançaram pouco, traduzindo-se em frustração.
A equipe internacional que procura o avião no remoto sul do oceano Índico não produziu resultados nesta sexta-feira e o vice-premiê da Austrália disse que suspeita que os objetos recém encontrados podem ter afundado.
Aviões e navios retomaram as buscas no mar de Andaman, entre a Índia e a Tailândia, passando sobre áreas que já foram exaustivamente varridas para encontrar alguma pista e desvendar um dos maiores mistérios da aviação moderna.
Autoridades da Malásia têm sido realistas sobre a sua capacidade de conduzir a operação com uma dinâmica global que, segundo alguns, vão além das capacidades técnicas e conhecimentos do país.
"Continua sendo um esforço multinacional coordenado pela Malásia, envolvendo dezenas de países de todo o mundo", disse o ministro da Defesa da Malásia, Hishammuddin Hussein, em uma entrevista nesta sexta-feira.
A Malásia aceitou "toda a assistência para continuar a investigar todas as pistas críveis", disse Hishammuddin, que também acumula o cargo de ministro interino dos Transportes.
Ele disse que os investigadores estavam considerando o "longo prazo", mas havia a consciência de que o tempo estava passando. As baterias da caixa preta e do gravador de dados do avião só transmitem um sinal eletrônico durante cerca de 30 dias - depois deste prazo será muito mais difícil localizá-los.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol