Lufthansa pede que pilotos retornem a negociações

Berlim - A Lufthansa pediu a um sindicato de pilotos alemães que retorne às negociações, conforme a companhia aérea tenta afastar outra custosa greve devido a mudanças em um esquema de aposentadoria antecipada.
O sindicato Vereinigung Cockpit (VC), que representa a maioria dos 5.400 pilotos da Lufthansa, decidiu a favor de uma ação industrial iminente após ter dito no final de sexta-feira que as conversas sobre o esquema fracassaram.
"Estamos buscando um compromisso e não conseguimos entender o motivo de as conversas terem sido descritas como um fracasso", disse a repórteres nesta segunda-feira a participante do Conselho da Lufthansa Bettina Volkens, acrescentando que a companhia quer evitar uma ação industrial.
A disputa com os pilotos está relacionada a provisões para um plano de aposentadoria antecipada de 50 anos atrás.
Os pilotos da Lufthansa podiam trabalhar apenas até os 55 anos de idade, o que significa que havia uma lacuna de oito anos entre o final de suas carreiras e a idade legal de aposentadoria na Alemanha.
No entanto, tribunais europeus decidiram agora que os pilotos podem trabalhar até os 65 anos de idade e a Lufthansa que acabar com o plano de aposentadoria antecipada, para o qual alocou 1,1 bilhão de euros em 2013.
Os pilotos querem assegurar que seus membros ainda tenham o direito de se aposentar antecipadamente se quiserem, sem perder as provisões. A Lufthansa havia cancelado o esquema, medida com efeito neste ano.

Mas, após uma greve de três dias em abril sobre a mesma questão, a companhia disse que manterá as provisões até 2016 para dar mais tempo às negociações. A greve de abril custou 60 milhões de euros à Lufthansa em lucros perdidos no primeiro semestre do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol