Gol e TAM perdem mercado em setembro, Azul e Avianca avançam

São Paulo - As companhias aéreas Gol e TAM perderam participação de mercado em voos domésticos em setembro sobre o mesmo período do ano passado, enquanto as rivais de menor porte Azul e Avianca tiveram avanços de dois dígitos em suas fatias, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os dados foram divulgados depois que a associação de empresas aéreas Abear e a própria Gol divulgaram dados sobre setembro e sobre o terceiro trimestre.
Segundo a Anac, a participação da TAM no mercado doméstico recuou de 39,9 por cento em setembro de 2013 para 38,1 por cento no mês passado. A fatia da Gol passou de 35,4 para 35 por cento.
Enquanto isso, a participação da Azul cresceu 4 pontos percentuais, para 17,1 por cento, e a Avianca viu sua fatia subir de 7,4 por cento para 9 por cento.
No total, a demanda doméstica subiu 3,2 por cento em setembro sobre um ano antes, "completando 12 meses consecutivos de crescimento e atingindo o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos", afirmou a Anac em comunicado à imprensa. Já a oferta interrompeu sete meses de baixas e cresceu 1,7 por cento em setembro na comparação anual. Com o resultado do mês passado, a demanda doméstica acumulou alta de 5,4 por cento no ano e a oferta ficou praticamente estável, com oscilação negativa de 0,14 por cento no período.
A Anac informou ainda que os aviões voaram mais cheios em setembro, com a taxa de ocupação sendo recorde para o mês nos últimos dez anos, a 78,6 por cento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol