Sindicato dos tripulantes de cabine da TAP estima mais de 90% de adesão à greve

Prevê-se uma adesão de mais de 90%”, afirma Rui Luís, presidente do SNPVAC, sindicato que representa cerca de 2.575 tripulantes de cabina da TAP, referindo-se à greve aos voos da companhia aérea portuguesa esta quinta-feira, nos dias 1 e 30 de Novembro e 2 de Dezembro.

“Como a administração da TAP não se demonstrou disponível até ao momento para dialogar, os tripulantes de cabine confirmam a greve”, sublinha o presidente do sindicato, apontando que as razões que levam à paralisação “prendem-se, todas elas, com respeito”.
Rui Luís, citado em comunicado, indica que os tripulantes de cabina “quando assinaram um contrato de trabalho estavam inerentes deveres e direitos acordados com a TAP, que se recusa a cumprir o Acordo de Empresa (AE) desde 2006 e nos manda para os tribunais, para que a situação se arraste”.
Os motivos da greve, que o sindicato indica ter apresentado à administração da TAP “no início do ano”, incluem “o direito ao fim-de-semana de folga de sete em sete semanas para os tripulantes de cabine, único modo seguro e previsível para que possam usufruir de tempo com a família”, o “cumprimento das regras estabelecidas para as lactantes, que, no caso destas profissionais, acordaram voar mais quatro horas do que o previsto na lei geral, isto é, dez horas na sua totalidade”, estando, segundo o sindicato “a ser nomeadas para serviços nocturnos, o que é claramente ilegal”.
Acresce “o contínuo desrespeito pelas regras elementares de interpretação do Acordo de Empresa, com perspectivas que colocam em causa a paz social entre os Tripulantes e a Empresa, atirando todos os colegas que demonstram vontade em cumprir com o referido acordo, para processos disciplinares e faltas ao serviço”.
O Tribunal Arbitral, realizado no âmbito do Conselho Económico e Social (CES), definiu como serviços mínimos os voos TP1691 Lisboa-Funchal, TP1674 Funchal-Lisboa, TP1821 Lisboa-Terceira, TP1822 Terceira-Lisboa, TP087 Lisboa-São Paulo e TP082 São Paulo-Lisboa, esta quinta-feira, dia 30.
No Sábado os serviços mínimos são os voos TP1683 Lisboa-Funchal, TP1686 Funchal-Lisboa, TP1817 Lisboa-Pico-Terceira-Lisboa, TP087 Lisboa-São Paulo e TP082 São Paulo-Lisboa.
No dia 30 de Novembro estão definidos pelo Tribunal Arbitral como serviços mínimos os voos TP1691 Lisboa-Funchal, TP1676 Funchal Lisboa, TP1827 Lisboa-Terceira, TP1828 Terceira-Lisboa, TP1845 Lisboa-Horta e TP1844 Horta-Lisboa.
Para o dia 2 de Dezembro estão definidos como serviços mínimos os voos TP1683 Lisboa-Funchal, TP1686 Funchal-Lisboa, TP1821 Lisboa-Terceira, TP1822 Terceira-Lisboa, TP1863 Lisboa-Ponta Delgada, TP1860 Ponta Delgada-Lisboa.
Além destes, a decisão do Tribunal Arbitral inclui, sem indicar as datas, os voos TP281 e TP284 correspondentes ao trajecto Lisboa-Maputo-Lisboa, os voos TP87 e TP82 correspondentes ao trajecto Lisboa-São Paulo-Lisboa e os voos para e de Caracas TP173, TP172, TP171 E TP174.
Relativamente aos voos para e de Caracas, o CES indica que alguns se realizam “porventura, fora do período de greve, mas que todos se indicam para melhor esclarecimento, até pela diferença de fuso horário”.
A TAP garante a realização dos voos operados pela Portugália PGA. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol