quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Airbus A320neo recebe certificação de tipo da EASA e FAA

A aeronave de corredor único mais vendida do mundo, o Airbus A320neo, recebeu hoje (24/11) a Certificação de Tipo da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) e da Federação Nacional de Aviação dos Estados Unidos (FAA). A aeronave certificada é equipada com motores Pratt & Whitney Pure Power PW1100G-JM.

Os certificados de tipo para o A320neo foram assinados por Trevor Woods, diretor de certificações da EASA, e Jeffrey Duven, gerente de serviços de certificação, da FAA. Os certificados de tipo foram entregues aos executivos da Airbus, Charles Champion, vice-presidente executivo de engenharia, e Pierre-Henri Brousse, engenheiro chefe do A320neo.



“Este duplo selo de aprovação representa uma grande conquista para a Airbus, já que reconhece o trabalho árduo realizado por todas as equipes da Airbus e Pratt & Whitney. Isso demonstra que o A320neo está atendendo todos as exigências”, afirma Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus. “O A320neo agora está pronto para a sua primeira entrega e para oferecer a muitas companhias uma combinação vencedora de economia imbatível e um excelente conforto de cabine”, completa Brégier.

O A320neo completou com sucesso um rigoroso programa de certificação, que testou suas estruturas e sistemas bem além dos seus limites de projeto, para garantir que tenha reunido com sucesso todos os critérios de aeronavegabilidade.

As três aeronaves de teste equipadas com motores Pratt & Whitney acumularam com sucesso mais de 1.070 horas de voo, em 350 operações. Das 1.070 horas de voos teste, 300 foram realizadas com a mesma aeronave, em um ambiente de companhia aérea, para garantir a maturidade operacional para sua entrada em serviço.

Os motores Pratt & Whitney do A320neo são a primeira variante da Família NEO a receber a certificação de tipo. O A320neo com motores CFM serão certificados nos próximos meses, assim como os modelos A321neo e A319neo com as duas variações motores.

A Família A320neo incorpora as mais recentes tecnologias, incluindo novas gerações de motores e Sharklets, dispositivos aerodinâmicos de ponta de asas, que juntos entregam mais de 15 por cento em economia de combustível desde o primeiro dia de operação e 20 por cento até 2020, com as inovações de cabine adicionais. Lançado em 1º de dezembro de 2010, o A320neo oferece às companhias aéreas as opções motores Pratt & Whitney Pure Power PW1100G-JM e CFM International LEAP 1ª. Com mais de 4.300 encomendas recebidas de mais de 75 clientes desde o seu lançamento, a Família A320neo já conquistou 60 por cento em participação de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário