Airbus A320neo recebe certificação de tipo da EASA e FAA

A aeronave de corredor único mais vendida do mundo, o Airbus A320neo, recebeu hoje (24/11) a Certificação de Tipo da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) e da Federação Nacional de Aviação dos Estados Unidos (FAA). A aeronave certificada é equipada com motores Pratt & Whitney Pure Power PW1100G-JM.

Os certificados de tipo para o A320neo foram assinados por Trevor Woods, diretor de certificações da EASA, e Jeffrey Duven, gerente de serviços de certificação, da FAA. Os certificados de tipo foram entregues aos executivos da Airbus, Charles Champion, vice-presidente executivo de engenharia, e Pierre-Henri Brousse, engenheiro chefe do A320neo.



“Este duplo selo de aprovação representa uma grande conquista para a Airbus, já que reconhece o trabalho árduo realizado por todas as equipes da Airbus e Pratt & Whitney. Isso demonstra que o A320neo está atendendo todos as exigências”, afirma Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus. “O A320neo agora está pronto para a sua primeira entrega e para oferecer a muitas companhias uma combinação vencedora de economia imbatível e um excelente conforto de cabine”, completa Brégier.

O A320neo completou com sucesso um rigoroso programa de certificação, que testou suas estruturas e sistemas bem além dos seus limites de projeto, para garantir que tenha reunido com sucesso todos os critérios de aeronavegabilidade.

As três aeronaves de teste equipadas com motores Pratt & Whitney acumularam com sucesso mais de 1.070 horas de voo, em 350 operações. Das 1.070 horas de voos teste, 300 foram realizadas com a mesma aeronave, em um ambiente de companhia aérea, para garantir a maturidade operacional para sua entrada em serviço.

Os motores Pratt & Whitney do A320neo são a primeira variante da Família NEO a receber a certificação de tipo. O A320neo com motores CFM serão certificados nos próximos meses, assim como os modelos A321neo e A319neo com as duas variações motores.

A Família A320neo incorpora as mais recentes tecnologias, incluindo novas gerações de motores e Sharklets, dispositivos aerodinâmicos de ponta de asas, que juntos entregam mais de 15 por cento em economia de combustível desde o primeiro dia de operação e 20 por cento até 2020, com as inovações de cabine adicionais. Lançado em 1º de dezembro de 2010, o A320neo oferece às companhias aéreas as opções motores Pratt & Whitney Pure Power PW1100G-JM e CFM International LEAP 1ª. Com mais de 4.300 encomendas recebidas de mais de 75 clientes desde o seu lançamento, a Família A320neo já conquistou 60 por cento em participação de mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol