TAM e LAN implementam tecnologia para que tripulantes ganhem agilidade nas operações em voo e no serviço a bordo


TAM e LAN, membros do Grupo LATAM Airlines, são as primeiras companhias aéreas da América do Sul a desenvolver e entregar tablets aos seus tripulantes comerciais dotados de aplicativos especialmente projetados para facilitar e melhorar a gestão da informação das operações em cada voo, assim como o serviço a bordo.
 
“Com este projeto, temos o objetivo de melhorar não só a experiência que os nossos passageiros têm, mas também de entregar melhores ferramentas para as nossas tribulações, reduzindo o tempo de processamento de dados, os custos, aumentando os índices de efetividade das nossas operações e otimizando a entrega do nosso serviço a bordo”, afirmou Jorge Ihnen, VP de Operações do Grupo LATAM Airlines.
 
O novo sistema permitirá agilizar a gestão da informação de cada voo, reduzindo o tempo de processamento de dados de 15 dias para somente 1 em alguns casos, permitindo, por sua vez, uma economia de mais de cem mil folhas de papel por mês.
 
Somado a isso, a companhia espera gerar economias importantes no uso de combustível e, com isso, a diminuição de suas emissões de CO2 em aproximadamente três mil toneladas anuais, já que, com estes projetos, elimina-se o peso dos computadores e documentos que estavam a bordo dos aviões.
 
Projeto para tripulantes de cabine
 
A TAM e a LAN já entregaram mais de dois mil tablets aos seus Chefes de Serviço a Bordo, que lhes permite ter, em um só lugar e de forma digital, toda a informação necessária para realizar as suas operações, como os dados dos voos pré-carregados, informação do serviço a bordo e suas equipes de trabalho.
 
Atualmente, o Grupo está implementando uma segunda etapa deste projeto por meio do qual a tripulação de cabine contará com mais informações em voo, como, por exemplo, um mapa de assentos interativo, com informação dos passageiros, os serviços de catering, detalhes sobre passageiros frequentes a bordo e atendimentos especiais que sejam requeridos, entre outros.
 
Projeto para pilotos
 
Desde o início do ano, a TAM e a LAN entregaram mais de mil tablets aos seus pilotos com aplicativos e softwares especialmente desenhados para substituir o material impresso de referencia que o piloto leva em sua bagagem de voo: aqui estão incluídas cartas de navegação em formato digital (para determinar a rota e a altura [altitude] a seguir), manuais, certificados de voo e aplicativos para cálculo de desempenho operacional.
 
Dentro dos principais benefícios, este projeto diminui o papel a bordo, melhorando a experiência de voo dos pilotos, já que lhes permite ter melhor consciência situacional em voo e uma navegação mais eficiente. Além disso, reduz os tempos de atualização de duas semanas a dois dias e libera espaço na cabine de voo.
 
As companhias esperam terminar a implementação deste projeto no primeiro trimestre de 2016, em mais de 300 aviões e 5 simuladores de voo, dotando, desta forma, a totalidade de seus pilotos com esta tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol