Dependência excessiva da TAP de financiamento da Azul preocupa ANAC

O presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Luís Ribeiro (na foto), disse esta quarta-feira no parlamento que "não é a distribuição de direitos económicos que nos preocupa" na avaliação ao processo de privatização da TAP à Atlantic Gateway. Mas sim "a eventual dependência excessiva da empresa face ao financiamento aportado por um dos seus accionistas, a Azul", sublinhou.

"Essa é a questão de fundo" afirmou o responsável do regulador da aviação civil que no âmbito do parecer prévio que deu à operação incluiu um conjunto de recomendações e que já este ano impôs medidas cautelares à gestão da tal enquanto não emite o parecer definitivo.

Luís Ribeiro explicou aos deputados da comissão de economia, inovação e obras públicas que a distribuição de direitos económicos não tem apenas a ver com as participações no capital directas mas também com o investimento no financiamento à companhia.

O presidente da ANAC revelou que o regulador tinha sido informado pelos accionistas privados que o empréstimo obrigacionista à TAP viria de um fundo financeiro mas "na operação notificada esse aporte de financiamento era feito pela Azul". "Adensou-se a questão de saber quem está a aportar os fundos da companhia", frisou.

Luís Ribeiro lembrou ainda que à ANAC cabe avaliar se o controlo efectivo da TAP cabe a um nacional de um Estado-membro, remetendo para a comissão de avaliação este processo de privatização qualquer análise relativamente à legalidade da operação.

Luís Ribeiro explicou que as medidas cautelares impostas em Março à TAP visarem garantir que não havia decisões tomadas na companhia que fossem difíceis de reverter, de Lis de terem sido tomadas decisões relativamente a partes relacionadas, como é o caso da azul, antes da imposição dessas medidas.


Jornal de Negócios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol