Pela primeira vez, LATAM substitui trem de pouso do Boeing 777-300ER na América Latina


 Processo internalizado no Brasil garante à companhia economia de custos de cerca de 50% na comparação com os serviços prestados por terceiros


Mais de 30 profissionais se dedicaram à troca do componente, realizada no Centro de Manutenção de Linha, localizado em Guarulhos (SP)


A LATAM Brasil acaba de finalizar a primeira troca de trem de pouso de uma aeronave Boeing 777-300ER (matrícula PT-MUE) na América Latina. Ao internalizar a realização deste procedimento nas instalações do seu CML (Centro de Manutenção de Linha), em Guarulhos (SP), a companhia terá uma redução de custos de aproximadamente 50% em comparação com a execução do serviço por centros de manutenção externos. 


O trem de pouso é a estrutura que inclui rodas, pneus, freios e amortecedores e é responsável por garantir a segurança de cada pouso e decolagem. A execução do processo internamente comprova a capacidade técnica da equipe de manutenção da LATAM e contribui para o aumento da competitividade da companhia.



A substituição do trem de pouso da aeronave levou 11 dias e demandou horas de trabalho de 36 profissionais, incluindo mecânicos, inspetores, engenheiros e planejadores do CML Guarulhos e do LATAM MRO (
(sigla para Maintenance, Repair and Overhaul) localizado em São Carlos (SP). As equipes foram divididas em dois turnos, para se dedicarem totalmente ao projvídço é considerado extremamente competitivo em relação ao praticado no mercado, uma vez que centros de manutenção externos podem levar mais tempo para executar o mesmo procedimento. 


veja nosso vídeo abaixo:

 



A decisão de realizar o serviço nas dependências da LATAM Brasil surgiu após a companhia identificar que existe uma carência de empresas de manutenção no mundo com capacidade para receber esse modelo de aeronave e executar os serviços dentro do prazo a ser cumprido. A iniciativa foi tão bem-sucedida que a empresa avalia, inclusive, se irá realizar trocas dos trens de pouso de outras aeronaves do modelo Boeing 777-300ER de sua frota.


Internalizar esse serviço dá mais flexibilidade e autonomia à LATAM Brasil, que pode escolher o melhor momento para retirar a aeronave de operação para iniciar o procedimento. Esta é mais uma frente da Companhia para aumentar nossa competitividade e disponibilidade das aeronaves para uma operação segura e pontual”, ressalta Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil.



Após a substituição do conjunto do trem de pouso nesse modelo de aeronave, que precisa ser trocado a cada 10 anos e possui dois trens de pouso sob as asas e um no nariz, totalizando 14 rodas, foram realizados diversos testes, conforme determina o manual do fabricante, para validar e avaliar o funcionamento de todos os mecanismos e controles que o componente deverá executar durante o voo. Foram testados, por exemplo, os comandos de abertura e fechamento, além de testes de luz, sensores e sistema de frenagem. A LATAM Brasil já realiza internamente a troca do trem de pouso de todas as aeronaves da família Airbus A320. A substituição é feita no CML de Guarulhos, no LATAM MRO de São Carlos e no hangar da companhia em Congonhas. 



A troca do componente e os testes foram concluídos em 25 de fevereiro, e a aeronave passa, agora, por manutenção preventiva, obedecendo às determinações do fabricante. A previsão é de que o Boeing 777-300ER (matrícula PT-MUE) seja liberado para voltar à operação ainda nesta semana. Já o trem de pouso substituído passará por um processo de revisão geral do fabricante, no exterior, para restaurar a sua confiabilidade, antes de retornar à LATAM Brasil.


LATAM Airlines Brasil

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