Global Crossing Airlines se torna a mais recente a encomendar 200 táxis aéreos EVE eVTOL
A venda potencial foi adicionada à carteira de pedidos da Eve de 1.785 aeronaves, com lançamento previsto para 2026.
A Embraer , Eve UAM e Global Crossing ( GlobalX ) anunciaram a assinatura de uma Carta de Intenções para 200 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical ( eVTOL ) da Eve. A venda potencial é adicionada à atual carteira de pedidos da Eve de 1.785 eVTOLs, com lançamento previsto para 2026 .
Presidente e CEO da Global X, Ed Wegel, disse sobre o acordo:
“Estamos honrados em trabalhar com a Eve Air Mobility e acreditamos que sua afiliação com a Embraer garante que a Eve será o OEM eVTOL mais bem posicionado. Esses eVTOLs nos permitirão expandir nosso mercado em todo o sul da Flórida, trazendo nossos clientes para seus voos em MIA e FLL, bem como voos locais em Key West e em todas as Keys, Naples e Palm Beach. Isso ajudará a estender e expandir nossa marca.”
Desenvolvimento da Mobilidade Aérea Urbana
O acordo segue a formação de um consórcio pela Embraer e Eve para explorar o desenvolvimento de um “Conceito de Operações” para Mobilidade Aérea Urbana (UAM) em Miami, Flórida. O grupo é composto pela Skyports, L3Harris Technologies e a Community Air Mobility Initiative (CAMI).
A Skyports desenvolve e constrói infraestrutura para decolagens e aterrissagens de UAM, enquanto a L3Harris cria sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo de “próxima geração” e a CAMI trabalha para integrar UAM nas comunidades de forma responsável.
A Embraer afirmou que sua parceria com a GlobalX fornecerá a infraestrutura necessária para permitir voos eVTOL e implantar a aeronave em sua malha. O co-CEO da Eve, Andre Stein, acrescentou:
“Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a GlobalX, que maximizará nossos esforços para estruturar as operações da UAM. Sua experiência como companhia aérea contribuirá para a expansão da implantação do eVTOL da Eve na América do Norte. A parceria também garante o compromisso de ambas as empresas em fornecer UAM sustentável e fornecer à comunidade soluções melhores e mais rápidas.”
Qual é o futuro do eVTOL?
O ressurgimento tingido de verde do mercado de UAM fez com que várias empresas começassem a apostar no desenvolvimento sustentável de aeronaves elétricas. Intercity V/STOL teve ondas de popularidade desde a década de 1950 (veja: Fairey Rotodyne), mas nunca atingiu a marca; no entanto, a Embraer e Eve esperam mudar isso.
A Embraer está atualmente em discussões com a FAA e a CAA para facilitar a certificação de tipo da aeronave Eve, já tendo formalizado o processo com a ANAC do Brasil. O Reino Unido demonstrou interesse no potencial do avião para fornecer melhores conexões em cidades lotadas como Londres.
A Airbus também está entrando no mercado eVTOL, com o CityAirbus NextGen de emissão zero, enquanto a Lilium atualmente detém pedidos da Azul Airlines para 220 de suas aeronaves elétricas.
A ANA fez parceria com a Joby Aviation para lançar serviços de táxi aéreo entre o Aeroporto Internacional de Kansai e a Estação de Osaka. A AirAsia e os arrendadores Avolon garantiram um pedido de pelo menos 100 aeronaves VX4 da Vertical Aerospace.
Comentários
Postar um comentário