Protótipo de avião elétrico é testado e deve fazer 1º voo até novembro

  • Avião foi desmontado para ser transportado de SP até o Paraná
  • O protótipo de um avião tripulado movido a eletricidade começou a ser testado nesta semana em Foz do Iguaçu (PR). O primeiro voo com o modelo de propulsão elétrica deve ser feito entre outubro e novembro deste ano.
Chamado de SORA-e, ele foi desenvolvido pela empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), baseado em um avião esportivo acrobático para duas pessoas, o ACS-100 SORA.
Foram necessários estudos e adaptações, incluindo mudanças na asa para melhorar a aerodinâmica, explica o presidente da empresa, Alexandre Zaramella.
Desenvolvido no interior de São Paulo, o modelo precisou ser desmontado entre o cone da cauda e a fuselagem para ser transportado até o Paraná. Os testes, agora, são feitos no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE) da Itaipu Binacional, empresa parceira do projeto.
"Esse estágio é importante porque é o momento em que fazemos os principais ensaios de solo. Depois, será feita a certificação do modelo com os órgãos competentes e, finalmente, o voo inaugural", afirmou o coordenador brasileiro do Programa Veículo Elétrico (VE), da Itaipu, Celso Novais.
Segundo ele, a expectativa é realizar o primeiro voo com o avião elétrico entre outubro e novembro deste ano. O local ainda não foi definido: pode ser Foz do Iguaçu ou São José dos Campos.

Modelo terá autonomia de 1 hora de voo e velocidade máxima de 340 km/h

O avião tem 8 metros de envergadura (de uma ponta a outra da asa) e pesa 650 quilos no total. Ele terá autonomia de 1 hora de voo e velocidade máxima de 340 km/h.
O modelo vai carregar um motor elétrico duplo, fabricado na Eslovênia, com potência máxima de 140 kW, e um conjunto com seis conjuntos de baterias, contendo 16 células cada um.
A estrutura do avião é feita com fibra de carbono, um material mais leve, geralmente usado na fabricação de carros de Fórmula 1. O painel terá tela com tecnologia touch screen.

Estrutura está pronta e motor, instalado; hélice virá dos EUA

O modelo chegou a Foz do Iguaçu com praticamente 90% do trabalho concluído, segundo Zaramella. 
"Toda a parte estrutural está pronta e o motor, instalado. Faltam as baterias e a hélice", disse. A hélice virá dos Estados Unidos, fabricada especialmente para o modelo.
De acordo com o executivo, a parceria com Itaipu pretende posicionar a empresa no atual cenário internacional, especialmente da Europa e dos Estados Unidos.
fonte: Do UOL, em São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol