Aviação comemora dia 1º 100 anos e 3 bilhões de paxs

O dia 1º de janeiro de 2014 marca exatamente 100 anos do nascimento da aviação comercial no mundo e também o início de comemorações encabeçadas pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), que está lançando um site especial pelo centenário: www.flying100years.com, disponível a partir do dia 1, quarta-feira.

O primeiro voo comercial no mundo ocorreu entre Tampa e St. Petersburg, na Flórida (EUA), a bordo de um hidroavião e o prefeito de Sy. Petersburg, Abram Pheil, pagou, em um leilão, US$ 400 pelo voo de 23 minutos. 

A indústria começou, portanto, com apenas um passageiro sendo transportado no voo inaugural. Em 2013, na indústria comercial aérea, mais de oito milhões de pessoas foram transportadas por dia, em média, e pela primeira vez se ultrapassou a marca de três bilhões de passageiros, chegando a 3,1 bilhões, com meta de 3,3 bilhões, ou 44% da população do planeta, para 2014.

Além dos passageiros, a aviação mundial transporta por ano cerca de 50 milhões de toneladas de carga ou 35% do valor dos bens comercializados internacionalmente. A aviação mantém 57 milhões de empregos e gera US$ 2,2 trilhões em atividade econômica. A contribuição econômica direta da indústria é de US$ 540 bilhões, o equivalente ao PIB do 19º maior país do mundo. A aviação global deve movimentar US$ 743 bilhões em 2014, com margem neta de lucros de 2,6%.

“No último século, a aviação comercial transformou o mundo de forma inimaginável em 1914. O primeiro voo foi um pequeno atalho sobre a cidade de Tampa Bay, na Flórida. Hoje a indústria da aviação reúne os que se amam, conecta culturas, expande mentes, abre mercados e impulsiona o desenvolvimento. Aaviação fornece a pessoas em todo o mundo a liberdade de fazer conexões que podem mudar suas vidas e o mundo”, disse o diretor geral e CEO da Iata, Tony Tyler. “Cem anos é algo digno de ser celebrado. E estamos entusiasmados para criar um legado tão relevante para o segundo século daaviação comercial”. 

Além do site comemorativo (www.flying100years.com), a Iata vai incentivar e promover conversas via Twitter sobre o primeiro centenário da aviação (basta usar a hashtag #flying100) e está patrocinando a ação Flight 2014, que pretende recriar o primeiro voo comercial de passageiro.

fonte:panrotas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O novo Boeing 777-300 ER

Reportagem 787-900

Avianca apresenta nova marca em Bogotá