Etihad Airways: crescimento de dois dígitos em 2013 e mudança no Brasil

Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, está celebrando um ano de quebra de recordes ao alcançar os mais elevados volumes de transporte de passageiros e de carga em 2013. Cerca de 12 milhões de pessoas voaram a Etihad no ano passado, número 16% superior aos 10,3 milhões de passageiros transportados em 2012. A companhia também registrou um expressivo crescimento de 32% no transporte de carga (486.753 toneladas) e foi responsável por 89% pela movimentação de importações, exportações e transferências de carga aérea no aeroporto de Abu Dhabi.

A rota Abu Dhabi-Bangcoc foi novamente a mais movimentada do network da Etihad, com um total de 742.759 passageiros voando para a capital tailandesa (+7%) em 2013. Manila nas Filipinas foi a segunda rota mais movimentada (547.068 passageiros, com dois voos diários), seguida da de Londres (544.564 passageiros), Jeddah (373.651 passageiros) e Paris (338.969 passageiros).

James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, disse: “Nossos números recordes em 2013 refletem o contínuo sucesso de nosso plano estratégico, que foca três pilares fundamentais: crescimento orgânico da malha aérea, parcerias em voos codeshare e o investimento de capital minoritário em outras companhias aéreas”. Em relação a este último pilar, no ano passado a Etihad anunciou investimentos em mais três companhias aéreas: 49% na Air Serbia (ex-Jat Airways), 24% na Jet Airways (da Índia) e 33,3% na suíça Darwin Airlines, que passará a operar como Etihad Regional.

Entre outras conquistas, em 2013 a Etihad introduziu seis novos destinos a sua malha, inclusive São Paulo: Washington, DC (em março), Amsterdam (em maio), São Paulo e Belgrado (em junho), Sana’a (em setembro) e Cidade Ho Chi Minh (em outubro). A companhia também aumentou frequências em 18 rotas e assinou acordos codeshare com a Kenya Airways, Air Serbia, South African Airways, Belavia, Korean Airlines, Air Canada e airBaltic.


No Brasil, a Etihad Airways começa a se despedir de Juan Torres, designado pela direção da companhia aérea para assumir a partir do dia 3 de fevereiro próximo como diretor geral em Manila, nas Filipinas, onde já ocupou o mesmo cargo entre outubro de 2006 e março de 2010 (ele substituirá John Rees Evans, que assumirá o mesmo cargo no Nepal). Depois de uma passagem como diretor geral em Tóquio, o espanhol Juan Torres foi responsável pela introdução dos serviços da Etihad entre Abu Dhabi e São Paulo, inaugurados em junho. O substituto de Juan Torres no Brasil já está escolhido. Ele foi recrutado no mercado e não vem de Abu Dhabi, mas seu nome ainda não foi divulgado pela companhia, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O novo Boeing 777-300 ER

Reportagem 787-900

Avianca apresenta nova marca em Bogotá