Grupo chinês compra 23,7% da Azul Linhas Aéreas por R$ 1,7 bilhão
O grupo chinês HNA assinou acordo para comprar 23,7% da Azul Linhas Aéreas Brasileiras por R$ 1,7 bilhão, obtendo direito a assento no Conselho de Administração da empresa. Esta seria apenas uma primeira investida do grupo chinês no mercado da América Latina, e este investimento avalia a empresa em mais de R$ 7 bilhões o que, de acordo com a Azul, a torna a aérea mais valiosa do mercado brasileiro.
"Esse investimento trará importantes benefícios para a Azul em vários aspectos, tais como: fortalecimento do caixa; continuidade do plano de renovação de frota; melhoria de produtos e serviços para nossos clientes; além de amortização de dívidas", disse a empresa em comunicado nesta terça-feira.
De acordo com o fundador da Azul, David Neeleman, o acordo pode fazer com que a aérea brasileira entre no mercado asiático por meio de acordos de interline —modelo que possibilita passageiros reservarem voos de diferentes companhias parceiras para um percurso não atendido por só uma empresa— e de compartilhamento de voos.
O HNA Group é um conglomerado que opera nos setores de aviação, indústria, turismo, logística e financeiro, com atuação expressiva no financiamento de aeronaves.O acordo com o grupo chinês ocorre após a companhia americana United Airlines, do grupo United Continental, anunciar, em junho, a compra de 5% da Azul por US$ 100 milhões, e depois de o consórcio liderado por Neeleman vencer a disputa pela compra de 61% da ex-estatal portuguesa TAP, o que deve ajudar a aérea brasileira a ganhar capilaridade.
Para Antonoaldo Neves, presidente da Azul, o grupo chinês viu na companhia uma empresa sólida e com grande potencial de crescimento. “O investimento de R$ 1,7 bilhão no cenário atual do Brasil demonstra que temos um modelo de negócio vencedor e o HNA Group, como grande investidor, tem confiança absoluta na equipe da Azul.
Além disso, coloca nossa empresa como a mais valiosa aérea do mercado brasileiro, atingindo um valor de mais de 7 bilhões de reais”, comemora.“Estamos muito satisfeitos com a nossa nova parceria, pois acreditamos que o modelo de negócio diferenciado da Azul é uma oportunidade de investimento único na América Latina", diz Adam Tan, presidente do HNA Group.
Na sua opinião investimento trará importantes benefícios para a Azul em vários aspectos, tais como: fortalecimento do caixa; continuidade do plano de renovação de frota; melhoria de produtos e serviços para nossos Clientes; além de amortização de dívidas.
Comentários
Postar um comentário