Falha técnica e humana causou queda de voo da Noar

Falha técnica e humana causou queda de voo da Noar

Queda da aeronave LET410 provocou a morte dos 14 passageiros e dois tripulantes em 2011, na cidade de Recife






Noar Linhas Aereas: voo 4896 caiu três minutos depois de decolar do Aeroporto dos Guararapes, com destino a Mossoró (RN)
Recife - Falhas técnicas seguidas de falhas humanas levaram à queda da aeronave LET410, da Noar Linhas Aéreas, na manhã de 13 de julho de 2011, provocando a morte dos 14 passageiros e dois tripulantes a 100 metros da Praia de Boa Viagem, no Recife. Esta é a conclusão do relatório final da investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) apresentado nesta sexta-feira pelo coronel Fernando Camargo, depois de uma reunião de cinco horas e meia com familiares das vítimas em um hotel da cidade.
O relatório final confirma que uma falha mecânica - o rompimento na base da palheta metálica de número 27 da turbina esquerda do LET-410, fabricado pela checa LetAircraft, que ocasionou a perda de potência do motor esquerdo - foi o fator desencadeante de vários outros fatores que culminaram com o acidente. O motor esquerdo havia sido trocado três dias antes pelo fabricante. A palheta de número 27 era uma das 51 que foram reaproveitadas. Tinha 1.996 horas de uso e estava dentro do prazo de validade.
O Cenipa indicou como outros fatores que contribuíram para o acidente, falha no treinamento dos pilotos, falhas na fiscalização realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divergência entre o check list de emergência e o manual de voo da aeronave, tensão no momento da emergência, divergência entre documentos de orientação de voo.
O voo 4896 caiu três minutos depois de decolar do Aeroporto dos Guararapes, com destino a Mossoró (RN). O piloto pediu autorização para fazer um pouso de emergência, mas não conseguiu, caindo em um terreno desocupado na Avenida Boa Viagem, entre os municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes.
De acordo com o Cenipa , o treinamento dos pilotos para caso de emergência por falha de motor foi insuficiente porque foi realizado com altura de 400 pés, quando o manual indicava 1,5 mil pés. O procedimento de retorno da aeronave ocorreu justamente a 400 pés. Também apontou que a aeronave decolou com um excesso de peso de 73 quilos, devido a um problema no software, embora tenha descartado que isto tenha contribuído para a queda.

O relatório do Cenipa não tem caráter punitivo. Visa a identificar causas do acidente para evitar que novos acidentes venham a ocorrer pelos mesmos motivos. Somente a investigação da Polícia Federal, com previsão de conclusão para o final deste ano, irá indicar os culpados.

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