Falha técnica e humana causou queda de voo da Noar
Falha técnica e humana causou queda de voo da Noar
Queda da aeronave LET410 provocou a morte dos 14
passageiros e dois tripulantes em 2011, na cidade de Recife
Noar Linhas Aereas: voo 4896 caiu três
minutos depois de decolar do Aeroporto dos Guararapes, com destino a Mossoró
(RN)
Recife - Falhas técnicas seguidas de falhas humanas levaram à
queda da aeronave LET410, da Noar Linhas Aéreas, na manhã de 13 de julho de
2011, provocando a morte dos 14 passageiros e dois tripulantes a 100 metros da Praia de
Boa Viagem, no Recife. Esta é a conclusão do relatório final da investigação do
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) apresentado
nesta sexta-feira pelo coronel Fernando Camargo, depois de uma reunião de cinco
horas e meia com familiares das vítimas em um hotel da cidade.
O relatório final confirma que uma falha mecânica - o rompimento
na base da palheta metálica de número 27 da turbina esquerda do LET-410,
fabricado pela checa LetAircraft, que ocasionou a perda de potência do motor
esquerdo - foi o fator desencadeante de vários outros fatores que culminaram
com o acidente. O motor
esquerdo havia sido trocado três dias antes pelo fabricante. A palheta de
número 27 era uma das 51 que foram reaproveitadas. Tinha 1.996 horas de uso e
estava dentro do prazo de validade.
O Cenipa indicou
como outros fatores que contribuíram para o acidente, falha no treinamento dos
pilotos, falhas na fiscalização realizada pela Agência Nacional de Aviação
Civil (Anac), divergência entre o check list de emergência e o manual de voo da
aeronave, tensão no momento da emergência, divergência entre documentos de
orientação de voo.
O voo 4896 caiu
três minutos depois de decolar do Aeroporto dos Guararapes, com destino a
Mossoró (RN). O piloto pediu autorização para fazer um pouso de emergência, mas
não conseguiu, caindo em um terreno desocupado na Avenida Boa Viagem, entre os
municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes.
De acordo com o
Cenipa , o treinamento dos pilotos para caso de emergência por falha de motor
foi insuficiente porque foi realizado com altura de 400 pés , quando o manual
indicava 1,5 mil pés. O procedimento de retorno da aeronave ocorreu justamente
a 400 pés .
Também apontou que a aeronave decolou com um excesso de peso de 73 quilos,
devido a um problema no software, embora tenha descartado que isto tenha
contribuído para a queda.
O relatório do
Cenipa não tem caráter punitivo. Visa a identificar causas do acidente para
evitar que novos acidentes venham a ocorrer pelos mesmos motivos. Somente a
investigação da Polícia Federal, com previsão de conclusão para o final deste
ano, irá indicar os culpados.
Comentários
Postar um comentário