Como a TAM economiza milhões consertando aviões em pleno voo
São
Paulo – A equipe do Centro de Controle da Manutenção (MCC, sigla em inglês) da TAM tem desempenhado papel importante
para a companhia: o de gerar economia.
Em menos de um ano, empresa economizou 1,2 milhão de dólares
graças ao monitoramento remoto, também conhecido por telemetria, capaz de
detectar problemas nas aeronaves em pleno voo e corrigi-los.
Segundo a TAM,
todos os componentes dos aviões possuem
condutores que transmitem informações sobre o desempenho individual de cada
peça ou item. Os dados são transmitidos em tempo real para o MCC, que detecta e
gerencia remotamente um eventual problema.
A equipe do MCC é
composta por 40 funcionários, que trabalham 24 horas por dias, sete dias da
semana. Embora estejam instalados em São Paulo , os profissionais monitoram os aviões
da TAM em qualquer parte do mundo.
O monitoramento
remoto está disponível desde 2003, mas a medição da economia passou a ser realizada
somente nos últimos 12 meses.
De acordo com a
TAM, o procedimento é uma das ferramentas utilizadas pela companhia para
melhorar a eficiência e a segurança das aeronaves em voo e
também no solo.
Comentários
Postar um comentário