São
Paulo, Toulouse e Nova York - A Airbus Group NV está próxima de um acordo
que ajudaria a companhia aérea brasileira de baixo custo de David Neeleman, a
Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA, a investir US$ 3,6 bilhões em jatos para
expandir-se, disseram três fontes familiarizadas com as negociações.
A Azul está planejando adquirir pelo menos 35
unidades do A320neo, o novo jato de um corredor que realizou seu primeiro voo
no mês passado, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas
porque os detalhes não são públicos. A companhia aérea está negociando os
aviões com a Airbus, que tem sede em Toulouse, França, e com arrendadores,
disseram duas fontes.
Ao optar pelo
A320neo, a Azul reduziria mais sua dependência em relação à brasileira Embraer
SA, que até 2011 era a única fornecedora de aviões da terceira maior companhia
aérea do país. O A320neo deverá iniciar o serviço até o fim de 2015 e pode ser
configurado para ter até 189 assentos, enquanto o Embraer E195, maior avião da
Azul atualmente, pode transportar 124 passageiros.
Gareth
Edmondson-Jones, porta-voz da Azul, que tem sede em Barueri, São Paulo,
preferiu não comentar as transações de aviões. Liana Sucar-Hamel, porta-voz da
Airbus, também disse que não tinha comentários a fazer.
O A320neo é uma
atualização do atual avião de um corredor mais vendido da Airbus, com novos
motores que aumentam a economia de combustível. Os jatos de corredor único são
a locomotiva da indústria global de voos comerciais e tradicionalmente são
usados em rotas domésticas de curta distância. O A320neo tem um preço de lista
de US$ 102,8 milhões antes dos habituais descontos nas vendas de aviões.
Neeleman, 54,
fundou a JetBlue Airways Corp., com sede em Nova York , e atuou como
CEO antes de ser substituído, em 2007. Com dupla cidadania, americana e
brasileira, ele criou a Azul em 2008 e é o CEO.
Expansão da Azul
A Azul está
realizando uma série de compras neste ano, alinhando duas outras aquisições de
aviões avaliados em US$ 3,87 bilhões pelos preços de lista. A empresa estuda
abrir capital em janeiro e tem planos de expansão.
A companhia está
realizando um leasing de aviões Airbus A330 com dois corredores para começar um
serviço para a Flórida em dezembro e encomendou também o novo modelo A350.
Neeleman disse no mês passado que estava avaliando a aquisição de
modelos de fuselagem estreita da Airbus ou da Boeing Co. para substituir os
jatos Embraer da Azul, que também seriam transferidos para outras rotas na rede
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