Azul está perto de comprar US$ 3,6 bi em jatos da Airbus
São
Paulo, Toulouse e Nova York - A Airbus Group NV está próxima de um acordo
que ajudaria a companhia aérea brasileira de baixo custo de David Neeleman, a
Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA, a investir US$ 3,6 bilhões em jatos para
expandir-se, disseram três fontes familiarizadas com as negociações.
A Azul está planejando adquirir pelo menos 35
unidades do A320neo, o novo jato de um corredor que realizou seu primeiro voo
no mês passado, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas
porque os detalhes não são públicos. A companhia aérea está negociando os
aviões com a Airbus, que tem sede em Toulouse, França, e com arrendadores,
disseram duas fontes.
Ao optar pelo
A320neo, a Azul reduziria mais sua dependência em relação à brasileira Embraer
SA, que até 2011 era a única fornecedora de aviões da terceira maior companhia
aérea do país. O A320neo deverá iniciar o serviço até o fim de 2015 e pode ser
configurado para ter até 189 assentos, enquanto o Embraer E195, maior avião da
Azul atualmente, pode transportar 124 passageiros.
Gareth
Edmondson-Jones, porta-voz da Azul, que tem sede em Barueri, São Paulo,
preferiu não comentar as transações de aviões. Liana Sucar-Hamel, porta-voz da
Airbus, também disse que não tinha comentários a fazer.
O A320neo é uma
atualização do atual avião de um corredor mais vendido da Airbus, com novos
motores que aumentam a economia de combustível. Os jatos de corredor único são
a locomotiva da indústria global de voos comerciais e tradicionalmente são
usados em rotas domésticas de curta distância. O A320neo tem um preço de lista
de US$ 102,8 milhões antes dos habituais descontos nas vendas de aviões.
Neeleman, 54,
fundou a JetBlue Airways Corp., com sede em Nova York , e atuou como
CEO antes de ser substituído, em 2007. Com dupla cidadania, americana e
brasileira, ele criou a Azul em 2008 e é o CEO.
Expansão da Azul
A Azul está
realizando uma série de compras neste ano, alinhando duas outras aquisições de
aviões avaliados em US$ 3,87 bilhões pelos preços de lista. A empresa estuda
abrir capital em janeiro e tem planos de expansão.
A companhia está
realizando um leasing de aviões Airbus A330 com dois corredores para começar um
serviço para a Flórida em dezembro e encomendou também o novo modelo A350.
Neeleman disse no mês passado que estava avaliando a aquisição de
modelos de fuselagem estreita da Airbus ou da Boeing Co. para substituir os
jatos Embraer da Azul, que também seriam transferidos para outras rotas na rede
Comentários
Postar um comentário