A Família 747-8 da Boeing
O 747-8 Intercontinental e o 747-8 Freighter são as novas aeronaves de alta capacidade da Boeing, que oferecem às companhias aéreas os menores custos operacionais e as maiores vantagens econômicas entre todas as aeronaves de passageiros e de cargas de sua classe - oferecendo ainda um melhor desempenho ambiental.
Essa recente família de aviões 747 atendem à demanda das companhias aéreas por uma aeronave voltada ao mercado de 400 a 500 assentos, entre o A-380 de 555 assentos da Airbus e o 777-300ER de 365 assentos da Boeing, e por uma aeronave de cargas que mantenha a liderança da família 747 Freighter no mercado mundial de transporte de cargas.
A Boeing lançou o programa 747-8 no dia 24 de novembro de 2005, com pedidos firmes de 18 aeronaves de carga 747-8: 10 para a Cargolux de Luxemburgo e 8 para a Nippon Cargo
Airlines do Japão.
A Boeing analisou a viabilidade de mercado do novo 747 por algum tempo, trabalhando com as operadoras para determinar as suas especificações para um 747 maior, de maneira a manter a lucratividade das frotas atuais de 747. Trabalhando em conjunto com seus clientes e adotando as recentes e inovadoras tecnologias do 787 Dreamliner, a Boeing criou a família 747-8. De fato, o nome 747-8 foi escolhido para mostrar a ligação tecnológica entre o 787 e o novo 747.
Tanto a versão para passageiros como a versão para cargas do 747-8 ajudará as operadoras a aumentar a sua lucratividade. O 747-8 Intercontinental oferece uma melhoria de dois dígitos na economia de combustível e emissão de carbono por passageiro, gerando 30% a menos de ruído do que o 747-400. O 747-8 Intercontinental também traz um interior totalmente renovado, inspirado do 787 Dreamliner, e uma escada reconfigurada.
O 747-8 foi desenvolvido para operar com segurança em qualquer aeroporto que já ofereça os serviços do 747-400. O 747-8 usufruirá da capacidade atual dos 747 de voar para a maioria dos aeroportos do mundo, requerendo o mesmo tipo de qualificação para pilotos, serviços e equipamentos de suporte em terra. Com alcance de 8.000 milhas náuticas (14.815 km), o 747-8 Intercontinental pode realizar conexões entre, praticamente, qualquer par de cidades do mundo.
A família 747-8 oferece novas oportunidades de geração de receita, para que as companhias aéreas aumentem a sua lucratividade. A aeronave de passageiros, por exemplo, conta com 51 assentos adicionais, acomodando 467 passageiros numa configuração de três classes, oferecendo também 26% de espaço para carga.
747-400
Ambas as aeronaves representam uma nova referência em economia de combustível e redução de ruído, para que as companhias aéreas reduzam os seus custos com combustível e voem para mais aeroportos mais vezes por dia. O 747-8 Intercontinental é 16% mais eficiente no uso de combustível do que o 747-400 e 11% mais eficiente do que o A380. A aeronave é silenciosa, exibindo redução de 30% no nível de ruído em relação ao 747-400, com padrão de ruído QC2 na decolagem e QC1 na aterrissagem.
Comparando-se uma com a outra, o 747-8 Freighter não tem concorrentes. O primeiro 747-8 Freighter foi entregue ao primeiro cliente, a Cargolux, no dia 12 de outubro de 2011. Com capacidade estrutural máxima para cargas de 133,9 toneladas, o 748-8 Freighter oferece 16% a mais de volume de carga do que o 747-400 Freighter. Os 120 m3 extras de volume significam que a aeronave consegue acomodar quatro pallets de carga no deque principal e três pallets no deque inferior. O 747-8 Freighter tem alcance de 8.130 km, permitindo às operadoras escolher entre transportar mais carga - até 20 toneladas a mais - ou voar até 1.000 milhas náuticas (1.850 km) em mercados com menor demanda por maiores volumes de carga. A aeronave herdou a legendária eficiência de sua antecessora, com custos de viagem praticamente equivalentes e custos da tonelagem por milha 16% menores do que os do 747-400 Freighter.
O 747-8 tem o tamanho ideal para o mercado de aeronaves de grande porte, reduzindo o risco para as companhias aéreas que operam num ambiente altamente variável.
Características técnicas | ||
747-8 Freighter | 747-8 Intercontinental | |
Passageiros (configuração com três classes) | N/A | 467 |
Carga | Capacidade total de carga 857,7 m3; capacidade total no deque principal 692,7 m3; com 34 pallets (2,4m x 3,2m), dos quais 27 são unidades com 3m de altura; capacidade total do deque inferior 165 m3; com 12 pallets (2,4m x 3,2m), 2 contêineres LD-1 e 14 m3 para armazenamento a granel. | Capacidade total de carga 161,5 m3, o que inclui 7 pallets e 16 contêineres LD-1, mais 18,1 m3 para armazenamento a granel; volume de carga rentável 110,3m3. |
Motores: Empuxo máximo | GEnx-2B67 296 kn | GEnx-2B67 296 kn |
Capacidade máxima de combustível | 229.980 litros | 242.470 litros |
Peso máximo de decolagem | 447.696 kg | 447.696 kg |
Alcance máximo | 4.390 milhas náuticas (8.130 km) | 8.000 milhas náuticas (14.815 km) Pares comuns de cidades: Nova York - Hong Kong Los Angeles - Mumbai London - Cingapura |
Velocidade de cruzeiro a 35.000 pés | Mach 0,85 | Mach 0,86 |
Dimensões básicas Envergadura: Comprimento Comprimento da cauda Largura interior da cabine Diâmetro | 68,4 m 76,3 m 19,4 m 6,1 m 649 cm | Igual Igual Igual Igual |
No Brasil a única empresa aérea operar os 747 foi a VARIG operando os seguintes modelos:
Boeing 747-200 | 4 | 1981–1996 |
Boeing 747-300/300 Combi | 5 | 1985–2000 |
Boeing 747-400 | 3 | 1991–1994 |
Comentários
Postar um comentário