A Família 747-8 da Boeing


O 747-8 Intercontinental e o 747-8 Freighter são as novas aeronaves de alta capacidade da Boeing, que oferecem às companhias aéreas os menores custos operacionais e as maiores vantagens econômicas entre todas as aeronaves de passageiros e de cargas de sua classe - oferecendo ainda um melhor desempenho ambiental.


Essa recente família de aviões 747 atendem à demanda das companhias aéreas por uma aeronave voltada ao mercado de 400 a 500 assentos, entre o A-380 de 555 assentos da Airbus e o 777-300ER de 365 assentos da Boeing, e por uma aeronave de cargas que mantenha a liderança da família 747 Freighter no mercado mundial de transporte de cargas.

A Boeing lançou o programa 747-8 no dia 24 de novembro de 2005, com pedidos firmes de 18 aeronaves de carga 747-8: 10 para a Cargolux de Luxemburgo e 8 para a Nippon Cargo
 Airlines do Japão.

A Boeing analisou a viabilidade de mercado do novo 747 por algum tempo, trabalhando com as operadoras para determinar as suas especificações para um 747 maior, de maneira a manter a lucratividade das frotas atuais de 747. Trabalhando em conjunto com seus clientes e adotando as recentes e inovadoras tecnologias do 787 Dreamliner, a Boeing criou a família 747-8. De fato, o nome 747-8 foi escolhido para mostrar a ligação tecnológica entre o 787 e o novo 747.


Tanto a versão para passageiros como a versão para cargas do 747-8 ajudará as operadoras a aumentar a sua lucratividade. O 747-8 Intercontinental oferece uma melhoria de dois dígitos na economia de combustível e emissão de carbono por passageiro, gerando 30% a menos de ruído do que o 747-400. O 747-8 Intercontinental também traz um interior totalmente renovado, inspirado do 787 Dreamliner, e uma escada reconfigurada.

O 747-8 foi desenvolvido para operar com segurança em qualquer aeroporto que já ofereça os serviços do 747-400. O 747-8 usufruirá da capacidade atual dos 747 de voar para a maioria dos aeroportos do mundo, requerendo o mesmo tipo de qualificação para pilotos, serviços e equipamentos de suporte em terra. Com alcance de 8.000 milhas náuticas (14.815 km), o 747-8 Intercontinental pode realizar conexões entre, praticamente, qualquer par de cidades do mundo.




A família 747-8 oferece novas oportunidades de geração de receita, para que as companhias aéreas aumentem a sua lucratividade. A aeronave de passageiros, por exemplo, conta com 51 assentos adicionais, acomodando 467 passageiros numa configuração de três classes, oferecendo também 26% de espaço para carga.

747-400

Ambas as aeronaves representam uma nova referência em economia de combustível e redução de ruído, para que as companhias aéreas reduzam os seus custos com combustível e voem para mais aeroportos mais vezes por dia. O 747-8 Intercontinental é 16% mais eficiente no uso de combustível do que o 747-400 e 11% mais eficiente do que o A380. A aeronave é silenciosa, exibindo redução de 30% no nível de ruído em relação ao 747-400, com padrão de ruído QC2 na decolagem e QC1 na aterrissagem.




Comparando-se uma com a outra, o 747-8 Freighter não tem concorrentes. O primeiro 747-8 Freighter foi entregue ao primeiro cliente, a Cargolux, no dia 12 de outubro de 2011. Com capacidade estrutural máxima para cargas de 133,9 toneladas, o 748-8 Freighter oferece 16% a mais de volume de carga do que o 747-400 Freighter. Os 120 m3 extras de volume significam que a aeronave consegue acomodar quatro pallets de carga no deque principal e três pallets no deque inferior. O 747-8 Freighter tem alcance de 8.130 km, permitindo às operadoras escolher entre transportar mais carga - até 20 toneladas a mais - ou voar até 1.000 milhas náuticas (1.850 km) em mercados com menor demanda por maiores volumes de carga. A aeronave herdou a legendária eficiência de sua antecessora, com custos de viagem praticamente equivalentes e custos da tonelagem por milha 16% menores do que os do 747-400 Freighter.

O 747-8 tem o tamanho ideal para o mercado de aeronaves de grande porte, reduzindo o risco para as companhias aéreas que operam num ambiente altamente variável.


Características técnicas
747-8 Freighter747-8 Intercontinental
Passageiros
(configuração com três classes)
N/A467
CargaCapacidade total de carga 857,7 m3; capacidade total no deque principal 692,7 m3; com 34 pallets (2,4m x 3,2m), dos quais 27 são unidades com 3m de altura; capacidade total do deque inferior 165 m3; com 12 pallets (2,4m x 3,2m), 2 contêineres LD-1 e 14 m3 para armazenamento a granel.Capacidade total de carga 161,5 m3, o que inclui 7 pallets e 16 contêineres LD-1, mais 18,1 m3 para armazenamento a granel; volume de carga rentável 110,3m3.
Motores:
Empuxo máximo
GEnx-2B67
296 kn
GEnx-2B67
296 kn
Capacidade máxima de combustível229.980 litros242.470 litros
Peso máximo de decolagem447.696 kg447.696 kg
Alcance máximo4.390 milhas náuticas (8.130 km)8.000 milhas náuticas (14.815 km) Pares comuns de cidades:
Nova York - Hong Kong
Los Angeles - Mumbai
London - Cingapura
Velocidade de cruzeiro
a 35.000 pés  
Mach 0,85Mach 0,86
Dimensões básicas
Envergadura:
Comprimento
Comprimento da cauda
Largura interior da cabine
Diâmetro

68,4 m
76,3 m
19,4 m
6,1 m
649 cm

Igual
Igual
Igual
Igual

No Brasil a única empresa aérea operar os 747 foi a VARIG operando os seguintes modelos:

Boeing 747-20041981–1996
Boeing 747-300/300 Combi51985–2000
Boeing 747-40031991–1994





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O novo Boeing 777-300 ER

Reportagem 787-900

Avianca apresenta nova marca em Bogotá