Mercado de aviação doméstica registra bons resultados em fevereiro
Em termos de desempenho individual nesse indicador, em fevereiro sobressai o resultado da Avianca, que alcançou load factor mais de 8 pontos acima da média: 88,7%. A participação de mercado em fevereiro ficou dividida da seguinte forma: Tam (37,86%); Gol (36,83%); Azul (16,91%); e Avianca (8,39%). O acompanhamento dos totais móveis da indústria para o segmento doméstico mostra uma estabilização da oferta e a persistência da tendência de crescimento da demanda do setor, conforme já destacado anteriormente pela Abear.
Na parcela do mercado internacional detida pelas empresas aéreas associadas (da qual GOL tem 15,5% e a TAM tem 84,5% de participação, respectivamente), ainda que com outro cenário de fundo, a mesma austeridade de gestão vem sendo aplicada com bons resultados. Enquanto a oferta caiu 9,6% em relação a fevereiro de 2013 (para 8,7 bilhões de ASKs), a demanda permaneceu quase inalterada, recuando apenas 0,5% (para 6,3 bilhões de RPKs), levando a um aumento de 7 pontos percentuais na taxa de ocupação (para 77,5%). O número de passageiros transportados teve retração de 6,2%, somando 5,4 milhões de pessoas.
Comentários
Postar um comentário