Gol encosta na TAM em participação de mercado
Empresa atingiu uma fatia de 37,25% do mercado doméstico
São
Paulo - A Gol elevou em 17% as vendas de passagens
para voos nacionais no primeiro mês do ano e encostou na líder TAM em
participação de mercado, segundo dados divulgados ontem (21) pela Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa atingiu uma fatia de 37,25% do mercado
doméstico, menos de 1 ponto porcentual do que detém a TAM, responsável por
38,13% do tráfego aéreo nacional. Há um ano, a diferença entre as duas empresas
era acima de 8 pontos porcentuais.
A Gol retoma o crescimento após um período de ajustes na malha,
iniciado em meados de 2012.
A empresa fez um "pente fino" na sua malha,
cortando voos deficitários e colocando seus aviões em rotas mais rentáveis,
focadas principalmente no passageiro corporativo.
A estratégia foi desenhada para a empresa elevar a rentabilidade e
superar as perdas de R$ 2,2 bilhões acumuladas de janeiro de 2012 a setembro de 2013.
Com esse novo foco, a empresa voltou a ampliar a sua oferta. Em
janeiro, a companhia colocou à venda 10% mais passagens do que no mesmo mês do
ano passado, segundo a Anac. Como as vendas subiram 17% no período, a ocupação
do avião aumentou de 73,5% para 78%. O resultado disso foi uma ampliação na
participação de mercado de 34% para 37%. "A Gol volta a crescer depois de
ter melhorado sua malha, priorizando voos mais rentáveis", disse o
professor de transporte aéreo da USP Jorge Leal Medeiros.
O manutenção de uma política de preços um pouco abaixo da
concorrência e o foco no cliente corporativo, menos sensível a reajuste de
tarifas, justificam o avanço da Gol, afirma o analista do BB Investimentos,
Mário Bernardes Junior. "As empresas também querem economizar com despesas
com passagens", avalia.
Procurada, a Gol não deu entrevista, por estar em período de
silêncio até 26 de março.
No mesmo período, a líder TAM cortou sua oferta em voos nacionais
em 3,46% em janeiro, na comparação com mesmo mês de 2013, o que derrubou a
demanda quase na mesma proporção. Com isso, perdeu mercado - sua fatia caiu de
42,57% para 38,13% em um ano.
Os cortes também foram feitos nos voos internacionais - a TAM
ofereceu 8,7% menos passagens em janeiro deste ano. Em comunicado, a empresa
ressaltou que "segue em seu processo de melhoria da eficiência
operacional, com taxas de ocupação acima da média da indústria e com geração de
receitas substancialmente melhor."
Apesar do corte na oferta, a ocupação dos aviões da empresa caiu
levemente em janeiro deste ano - de 83,8% para 83,64%-, mas ficou acima da
média do mercado, de 80,56%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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