LATAM transporta a chama Olímpica da Suíça ao Brasil
A LATAM Airlines, companhia aérea apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, também é a apoiadora oficial do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, realizando o voo da Suíça ao Brasil e os voos pelo interior do país.
Em uma operação especial, a companhia aérea está utilizando um Boeing 767-300ER para buscar a chama. O voo é direto e a aeronave é a primeira a apresentar a nova identidade visual da LATAM Airlines e traz uma identificação especial em alusão ao Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.
O voo JJ9750, que partiu hoje (1º) por volta das 18h do Rio de Janeiro/Galeão, pousará em Genebra amanhã (2), às 10h50. O retorno, após o embarque da chama no voo JJ9751, ocorrerá às 22h45, com previsão de aterrissagem em Brasília às 6h30 do dia 3 de maio. Para marcar a chegada da chama em terras brasileiras, o voo será escoltado por dois caças da Força Aérea Brasileira (FAB).
Assim que chegar à capital federal, o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 percorrerá 300 cidades brasileiras. Durante o percurso, a LATAM também será responsável por fazer o transporte entre 13 cidades utilizando uma aeronave modelo A319, da Airbus, também com a logomarca do revezamento do tour da tocha: Teresina, Palmas, São Luís, Imperatriz, Belém, Macapá, Santarém, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande.
O revezamento da Tocha Olímpica durará 95 dias, culminando com a cerimônia que acende a pira no estádio do Maracanã, em 5 de agosto de 2016.
O transporte
A Tocha Olímpica, como é vista comumente, só será acesa quando chegar a Brasília, enquanto que a chama Olímpica, que nunca se apaga, será transportada na cabine de passageiros. A chama ficará acesa em quatro lamparinas fechadas e alimentadas por querosene.
Um suporte especialmente desenvolvido será utilizado para fixar, de forma segura, a lamparina com a chama ao assento da aeronave. Isso evita que o suporte se mova ao longo das horas de voo. Vale salientar que o tecido das poltronas e carpetes da aeronave já são, por padrão, revestidos de um material não inflamável, que restringe a propagação de chamas.
O voo será composto por uma tripulação de quatro pilotos e nove comissários, que estão entre os mais experientes da companhia para atuar no Boeing 767-300ER. Todos os profissionais são treinados seguindo padrões internacionais de segurança de voo e receberão informações específicas sobre o transporte da chama. Cada lamparina será também acompanhada de um membro do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.
Entre os cerca de 100 passageiros do voo, estarão presentes membros do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, executivos da LATAM Airlines e atletas
Comentários
Postar um comentário