Parpública já recebeu os 10 milhões da venda da TAP


A Parpública já recebeu o pagamento de 10 milhões de euros devidos pelo consórcio Atlantic Gateway, no âmbito da venda de 61% da TAP consumada em novembro de 2015, disse à Lusa fonte da empresa gestora das participações públicas.
Apesar de o relatório de governo societário da Parpública relativo a 2015 referir que "nenhuma entrega foi efetuada" no decurso do exercício de 2015 "aos cofres do tesouro", fonte oficial da empresa esclareceu hoje que o pagamento já foi efetuado.
O acordo de venda direta dos 61% do grupo TAP foi celebrado a 24 de junho e ficou concluído em 12 de novembro de 2015, dois dias depois da aprovação da moção de rejeição ao programa do Governo que levou à queda do executivo de Passos Coelho.
A concretização da venda levou à transmissão a favor da Atlantic Gateway (consórcio dos empresários David Neeleman e Humberto Pedrosa) de 915.000 ações escriturais, nominativas, representativas de 61% do capital da TAP, por 10 milhões de euros, permanecendo os restantes 39% em carteira, explica a Parpública.
Aquando do anúncio da venda da TAP, em junho, a então secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, e o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, explicaram os termos do negócio: o consórcio capitalizava a empresa com 338 milhões de euros e pagava 10 milhões de euros ao Estado, dos quais dois milhões seriam pagos na assinatura do contrato de compra e venda, que aconteceu ainda naquele mês, e o restante no fecho da venda.
Entretanto o novo Governo, liderado por António Costa, renegociou as condições com privados e, no passado dia 06 de fevereiro, assinou um memorando de entendimento que prevê que o Estado aumente a sua participação - face ao anterior contrato - para 50% do capital.

O Grupo Parpública apresentou lucros de cerca de 721 milhões de euros em 2015, contra prejuízos de 367,2 milhões de euros em 2014, muito devido à reprivatização da TAP, segundo o relatório e contas da empresa pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol