Airbus agora voará com Beluga para transportar carga ( como nova empresa para transportar carga )

 


As aeronaves de carga de grande porte 'Beluga' da Airbus são bem conhecidas por sua forma pouco ortodoxa e alta capacidade. A fabricante usou o A300 como base para seus cinco jatos BelugaST, antes de fazer o mesmo com seis A330 para produzir o BelugaXL. Enquanto estes tradicionalmente carregam componentes da Airbus, as empresas agora podem fretar o jato para suas próprias missões de carga de grande porte.

Primeira missão concluída

Hoje cedo, a Airbus organizou um briefing de mídia sobre o futuro de sua frota de cinco cargueiros 'BelugaST'. A aeronave de carga visualmente impressionante voou pela primeira vez em setembro de 1994 e entrou em serviço um ano depois. No entanto, apesar de sua idade, a aeronave não vai a lugar nenhum. De fato, falando no briefing, Philippe Sabo, chefe da Airbus Transport International, explicou:

“ A aeronave foi projetada para 30.000 ciclos de voo. E hoje, em média, eles voaram apenas 15.000 ciclos de voo. Eles estão na meia-idade, então esperamos [outros] 15 a 20 anos de operações deles .”

Com a introdução do BelugaXL , a Airbus conseguiu adotar uma nova abordagem ao uso do BelugaST. Especificamente, começou a disponibilizar o avião para uso em missões charter 

de carga desproporcional. O primeiro deles viu o F-GSTC transportar um helicóptero de Marselha, na França, para Kobe, no Japão, via Varsóvia, Novosibirsk, Seul e Osaka no Natal.

Levando para uma subsidiária separada

Neste momento, a Airbus disponibilizou seus BelugaSTs número 2 (F-GSTB) e 3 (F-GSTC) para tais missões. No entanto, no futuro, planeja dedicar todos os cinco a essa área de suas operações até meados da década de 2020. Isso acabará levando à criação de uma nova subsidiária da Airbus para lidar com esse aspecto do uso do Beluga . Sabo explica que:

“ A ATI [Airbus Transport International, atual divisão de cargas de grande porte da fabricante] iniciará a operação e será o primeiro passo desse novo modelo de negócios. Então, em 2023 teremos a criação de uma nova companhia aérea .”


Nos casos em que os clientes exigem um alcance maior ou uma capacidade maior, a Airbus também pode oferecer os serviços do BelugaXL mais novo e maior em uma base ad hoc. Reza Fazlollahi, gerente de desenvolvimento de negócios e estratégia da Airbus, disse no briefing que “ concordamos com a ATI em ter acesso a um BelugaXL para voos extralongos a partir do próximo ano ”.

Fonte: simpleflying



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