EquAir do Equador inicia operações comerciais
A EquAir se tornou a primeira startup latino-americana a iniciar operações comerciais em 2022, depois de receber seu certificado de operador aéreo da Direção Geral de Aviação Civil do Equador no início deste mês.
A transportadora operou seu serviço inaugural em 10 de janeiro, conectando a Mariscal Sucre Internacional de Quito ( UIO ) com Guayaquil (GYE). A companhia aérea pretende oferecer até 40 voos por semana entre Quito e Guayaquil, além de voar para Baltra (GPS) e San Cristobal (SCY) nas Ilhas Galápagos.
A CEO Gabriela Sommerfeld disse que a operadora espera gerar novos empregos e melhorar a conectividade, aumentando assim a competitividade do Equador.
Atualmente, a EquAir possui dois Boeing 737-700 em sua frota e vai concorrer no mercado doméstico do país para LATAM Airlines Group, Avianca e Aeroregional.
De acordo com os números fornecidos pelo OAG Schedules Analyzer para a semana a partir de 10 de janeiro, a LATAM tem uma participação de 50% de toda a capacidade doméstica em oferta e a Avianca tem uma participação de 39%. A participação da Aeroregional é de cerca de 6,2%, enquanto KLM, Air Europa e Plus Ultra Lineas Aereas compõem o restante.
O lançamento da EquAir vem antes da startup equatoriana Ecuatoriana Airlines, que espera começar a voar durante o primeiro trimestre de 2022. Falando à Routes em junho de 2021 , o CEO da Ecuatoriana, Eduardo Delgado, disse que a companhia aérea planeja inicialmente atender seis destinos domésticos, incluindo Cuenca, Loja e Manta.
“Mais adiante, planejamos adicionar voos para as Ilhas Galápagos e começar a procurar rotas transfronteiriças para o Peru e a Colômbia”, disse ele. “Voos internacionais mais longos virão mais tarde. No entanto, o mercado doméstico será nosso foco principal pelo menos nos primeiros dois anos, principalmente de Quito.”
Em novembro, a Ecuatoriana assinou um acordo com a ACC Aviation para a aquisição de três De Havilland Dash 8-Q400.
Comentários
Postar um comentário