Brasil abre formalmente licitação para compra de dois Airbus A330 MRTT


 

No Diário Oficial de 27 de janeiro, a Força Aérea Brasileira iniciou o processo licitatório para aquisição de dois Airbus A330-200 e sua posterior conversão para a variante Multi-Role Transport Tanker (MRTT).

A licitação exige que os dados de fabricação sejam posteriores a 1º de janeiro de 2014, para garantir a compatibilidade da conversão. Os dois MRTTs A330 permitirão que a FAB recupere as capacidades de transporte de fuselagem larga, perdidas após o término do contrato de arrendamento de três anos de um Boeing 767 em 2019.

O programa KC-X3 considerou duas opções: Boeing KC-46 e Airbus A330-MRTT. Em maio de 2021, o Ministério da Defesa do Brasil avançou com a recomendação de comprar duas aeronaves usadas e descartar a exigência de compensação, devido ao baixo número de unidades.

Esse multiplicador de força fornecerá à FAB recursos de reabastecimento de longo alcance para sua frota, incluindo o recém-adquirido F-39 Gripen NG. As entregas devem começar em 2023/4, uma vez que o concurso acaba de começar e o processo de conversão - a ser realizado em Getafe, Espanha - requer cerca de 18 meses por avião, sem considerar o atraso atual dos MRTTs.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol