Como a Boeing imprimiu a nova pintura do 737 da Alaska Airlines

 


De ser visto um pouco cedo demais para ser oficialmente revelado esta semana , a pintura de orca da Alaska Airlines é certamente algo especial. Mas é incomum em mais do que seu design intrincado porque, ao contrário da maioria das pinturas de aeronaves , foi impresso a jato de tinta.

Jim Farmer, Designer Sênior de Pintura da Teague, explicou por que isso é importante em um artigo recente . Ele explicou,

“Em uma pintura tradicionalmente pintada, cada cor é pulverizada com uma pistola de pintura separadamente e à mão. Isso significa que não há desbotamento, nem mistura de cores; pense em pintar por números, mas com menos cores. Layout extra, mais tempo de pulverização e ciclos de secagem adicionais equivalem a mais horas e mais dinheiro.

“Por outro lado, com uma impressora, vale tudo. E em vez de levar dias para pintar, qualquer desenho pode ser impresso em questão de horas.”

Sabendo que isso é verdade, a Boeing decidiu desenvolver uma impressora jato de tinta altamente personalizada, capaz de imprimir praticamente qualquer coisa, em qualquer lugar. Já faz anos, mas a fabricante de aviões dos EUA finalmente começou a pilotar sua impressora jato de tinta 3D em 2019. A Boeing esperava uma cobaia disposta para essa nova tecnologia e acabou encontrando uma na Alaska Airlines.

Trabalho em equipe faz o sonho funcionar

Com a tecnologia da Boeing e o avião da Alaska Airlines prontos e esperando, o projeto agora precisava de um designer para reunir tudo isso. A Teague é uma parceira ativa da Boeing há mais de 70 anos e trabalha com a Alaska há cerca de 20. Quando teve a oportunidade de criar um design exclusivo usando uma nova tecnologia pioneira, a Teague aceitou o desafio.



Tendo estabelecido a orca como o símbolo inspirador que queria, a Alaska Airlines considerou várias interpretações diferentes antes de decidir sobre o design final. Os designers do Catia da Teague entraram em cena para descobrir como transformar esse conceito 2D em uma obra-prima 3D. Como explicou Farmer,

“Eles pegaram o esquema e o envolveram em luzes, portas, janelas e asas – dobrando, apertando, alterando e encaixando os gráficos na aeronave com precisão. Uma vez que tudo estava no lugar, os arquivos foram entregues aos engenheiros de design da Boeing para criar estênceis de pré-máscara para seus pintores fazerem referência.”

A etapa final do processo foi a aplicação da pintura. Atualmente, a tecnologia patenteada de jato de tinta direto na forma da Boeing não está totalmente integrada em seu processo de produção. O que está pronto para fazer é imprimir em um estabilizador vertical, que é exatamente para o que foi usado.

Claro, isso veio com seu próprio conjunto de desafios, porque o restante do design da pintura teve que ser aplicado de uma maneira mais tradicional. Isso significava que ele tinha que se encaixar perfeitamente nas seções onde a cauda impressa a jato de tinta se encontra com o resto da fuselagem.





 


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