GOL registra aumento de 23% no PRASK em setembro e de 21% no 3T13.

GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. anunciou os números prévios de tráfego aéreo do mês de setembro de 2013, mês em o PRASK líquido registrou alta de 23%, enquanto houve redução de 8,5% da oferta no mercado doméstico, ambos frente ao mesmo mês do ano anterior. Esse é o 18º aumento consecutivo do PRASK, e demonstra a estratégia da GOL em focar na rentabilidade de suas rotas. No 3T13, o PRASK atingiu crescimento de 21%, levando a uma alta de 14% no acumulado do ano neste mesmo indicador. O yield líquido no mês apresentou aumento de 25% em relação a setembro/12, ficando entre R$21,7 e R$22,3 centavos, resultado da estratégia da companhia de atrair cada vez mais clientes de alto valor. No terceiro trimestre de 2013, o yield atingiu um crescimento de 29%, enquanto no acumulado do ano o aumento foi de 18% na comparação com os 9M12.

Em termos operacionais, o “sistema GOL” (doméstico + internacional) registrou em setembro e em relação ao mesmo mês do ano passado, uma queda de 5,6% na capacidade (ASK) e de 7,5% no tráfego de passageiros (RPK), gerando uma diminuição de 1,4 ponto percentual (p.p.) na taxa média de ocupação, para 71,6%.  Em relação ao mês anterior, de agosto de 2013, a oferta caiu 4,4% e a demanda aumentou 3,4%. Assim, a taxa média de ocupação aumentou 5,4 p.p.


No mercado doméstico, em setembro, a GOL reduziu 8,5% a capacidade mas viu o tráfego de passageiros cair 9,6%, levando a uma queda de 0,8 p.p. na taxa média de ocupação, para 72,6%. Em relação a agosto deste ano, a oferta caiu 4,7% e a demanda aumentou 3,4%, elevando em 5,7 p.p. a taxa de ocupação. No setor internacional, em setembro, a oferta aumentou 28,6%  -basicamente em função da introdução das frequências para Santo Domingo, Miami e Orlando no final de 2012 - e a demanda cresceu 19,0%, reduzindo a taxa de ocupação em 5,1 p.p., para 63,3%. Na variação mensal, em relação a agosto, a oferta caiu 1,9% e o tráfego aumentou 3,0%, elevando em 3,0 p.p. a taxa média de ocupação dos voos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O novo Boeing 777-300 ER

Reportagem 787-900

Avianca apresenta nova marca em Bogotá