Gol vende 80% das passagens abaixo de R$ 399
A Gol divulgou hoje, durante o workshop Bastidores da Aviação, alguns dados sobre as ações de planejamento de vendas e composição de malha da companhia. Segundo o diretor de Planejamento de Malha, Cláudio Neves Borges (foto), os preços são definidos a partir de uma conjunção de duas variáveis: taxa de ocupação e proximidade da data do voo.
Utilizando esses dados para compor os preços, a companhia aérea vendeu mais de 80% das passagens abaixo de R$ 399 no último ano, sendo que 50% estavam abaixo de R$ 199. Esses valores se referem às viagens domésticas, que têm um teto de R$ 1.990 na companhia. De acordo com o executivo, esses dados comprovam que o sistema de liberdade tarifária é viável e que os preços para a Copa do Mundo refletem uma política comum de mercado.
“A alta nos preços das passagens para as cidades-sede da Copa aconteceram em virtude deste sistema de cálculo de tarifas. Com o bloqueio dos assentos realizado pelas operadoras de viagens, a demanda foi muito grande e os preços atingiram o ápice mesmo faltando meses para a competição”, explicou Borges, lembrando que a flexibilização da malha, solicitada pelas companhias junto à Anac, reorganizaria os bloqueios de assentos e os preços dos bilhetes. “Após o sorteio dos grupos do Mundial e dos ingressos, teremos uma visão real de como se comportará o mercado durante o evento”, completou.
DEFINIÇÃO DE MALHA
Normalmente, a malha é definida após estudos de condições do ambientes regulatório e do mercado, que englobam características socioeconômicas, ambientais, geográficas e políticas, em processo que, após os estudos, demora cerca de 90 dias para iniciar as operações.
Para o Mundial, foi formado um grupo composto pelas companhias aéreas e pelos reguladores do setor (Anac, Infraero, SAC) para analisar transferências ou criações de novos voos. O objetivo é que as aprovações sejam praticamente instantâneas e atendam a demanda de passageiros. Na próxima quinta-feira (dia 31), o governo federal irá se reunir com as companhias aéreas para discutir os valores e qualidade dos serviços durante o evento.
Utilizando esses dados para compor os preços, a companhia aérea vendeu mais de 80% das passagens abaixo de R$ 399 no último ano, sendo que 50% estavam abaixo de R$ 199. Esses valores se referem às viagens domésticas, que têm um teto de R$ 1.990 na companhia. De acordo com o executivo, esses dados comprovam que o sistema de liberdade tarifária é viável e que os preços para a Copa do Mundo refletem uma política comum de mercado.
“A alta nos preços das passagens para as cidades-sede da Copa aconteceram em virtude deste sistema de cálculo de tarifas. Com o bloqueio dos assentos realizado pelas operadoras de viagens, a demanda foi muito grande e os preços atingiram o ápice mesmo faltando meses para a competição”, explicou Borges, lembrando que a flexibilização da malha, solicitada pelas companhias junto à Anac, reorganizaria os bloqueios de assentos e os preços dos bilhetes. “Após o sorteio dos grupos do Mundial e dos ingressos, teremos uma visão real de como se comportará o mercado durante o evento”, completou.
DEFINIÇÃO DE MALHA
Normalmente, a malha é definida após estudos de condições do ambientes regulatório e do mercado, que englobam características socioeconômicas, ambientais, geográficas e políticas, em processo que, após os estudos, demora cerca de 90 dias para iniciar as operações.
Para o Mundial, foi formado um grupo composto pelas companhias aéreas e pelos reguladores do setor (Anac, Infraero, SAC) para analisar transferências ou criações de novos voos. O objetivo é que as aprovações sejam praticamente instantâneas e atendam a demanda de passageiros. Na próxima quinta-feira (dia 31), o governo federal irá se reunir com as companhias aéreas para discutir os valores e qualidade dos serviços durante o evento.
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