EMBRAER-BOEING x AIRBUS-BOMBARDIER - A Guerra Começou

Prestes a iniciar o Farnborough International Airshow e uma semana após a formalização do acordo AIRBUS-BOMBARDIER a EMBRAER já levou uma dura pancada


NOVA YORK (Reuters) - A AIRBUS obteve uma importante vitória na terça-feira , depois que a companhia aérea norte-americana JetBlue anunciou a compra de 60 jatos de corredor único A220-300, o primeiro grande pedido recebido para o modelo que anteriormente era chamado de CSeries e que vai marcar a substituição de aviões da Embraer operados pela empresa.

Mais cedo nesta terça-feira, a Airbus anunciou que renomeou para A220 o modelo CSeries, da canadense BOMBARDIER, que tem capacidade para 110 a 130 assentos.

A AIRBUS assumiu em julho passado o controle majoritário do deficitário programa de aeronaves da BOMBARDIER. A companhia canadense era uma das principais rivais da EMBRAER no segmento de aviões comerciais de corredor único e o negócio forçou um acordo preliminar anunciado na semana passada para a BOEING assumir controle sobre os jatos comerciais da EMBRAER em uma futura joint-venture de 4,75 bilhões de dólares entre as empresas que depende de aprovação do governo brasileiro.

Os jatos da Embraer ajudaram na criação da JetBlue. A companhia aérea norte-americana, uma das principais clientes da fabricante brasileira, tem entre os fundadores David Neeleman, presidente do conselho de administração da companhia aérea AZUL no Brasil.

Procurada, a AZUL afirmou que “embora tenham um relacionamento próximo, Jetblue e AZUL são companhias independentes. A decisão da empresa americana não impacta nossos planos”. A terceira maior companhia aérea do Brasil tem 50 encomendas de jatos da segunda geração da Embraer além de 68 aeronaves da Airbus.

No início de abril, o presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, havia afirmando a jornalistas que estava “muito otimista” sobre a encomenda da JetBlue. Na ocasião, o executivo participou de cerimônia de entrega do primeiro avião da nova família de jatos de passageiros da empresa, um E2 190, para a companhia aérea norueguesa Widerøe.

Mas nesta terça-feira, o vice-presidente financeiro da JetBlue, Steve Priest, afirmou que “nós sentimos que o A220-300 é perfeito para nossa rede, estratégia e experiência de cliente, e mais importante, para nossos controladores...É realmente a aeronave ideal para levar a continuidade de nosso programa de custos estruturados até a próxima década.”

Foto quando da formalização do acordo AIRBUS - BOMBARDIER, em 04 Julho 2018. O CSeries estava como CS300.

Os jatos atuais 190 da Embraer usados pela JetBlue deixarão de operar a partir de 2020. Procurada, a EMBRAER não se manifestou sobre a decisão da companhia aérea norte-americana. As ações da EMBRAER encerraram o dia em queda de 0,5 por cento, a 22,56 reais.

“É uma decisão muito inteligente da parte da JetBlue porque o A220 é um avião extremamente flexível”, disse Henry Harteveldt, analista de frota do Atmosphere Research Group, acrescentando que se trata de um “avião completamente novo” com eficiência de combustível que permitiria à JetBlue transportar “mais 20 a 30 passageiros de graça”.

A JetBlue disse que a nova aeronave será montada nas instalações da AIRBUS no Alabama, mas não descreveu os detalhes financeiros do acordo (ver twitter abaixo com a chegada do A220-300, em Mobile, Alabama.)

fonte:Alana Wise
Reuters


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol