Embraer evita competição com Airbus e Boeing

Embraer evita competição com Airbus e Boeing

"Nossa resposta está dada. Pelo menos pelos próximos muitos anos vamos ficar nisso aqui", disse diretor-presidente da Embraer, referindo-se aos E-Jets E2


Ainda assim, Curado abriu a porta para eventuais ajustes na gama de produtos no futuro, por discordar que o mercado não comporte mais segmentos ou novos tamanhos de fuselagens
São Paulo - O anúncio da reformulação da série E-Jet feito nesta segunda-feira pelaEmbraer (EMBR3) na França enterra por "vários anos" os planos da companhia de lançar um avião de maior capacidade, destinado a competir no mercado de "corredor único", hoje nas mãos de Airbus e Boeing, cuja demanda é estimada em 24 mil aparelhos. O objetivo prioritário da empresa brasileira é consolidar a vantagem sobre a japonesa Mitsubishi Regional Jet e a canadense Bombardier.
Às vésperas da 50.ª edição do Paris Air Show, em Le Bourget, a questão sobre quem seria o eventual "terceiro player" do mercado, além de Airbus e Boeing, estava no centro das preocupações de muitos analistas.
Até mesmo o presidente da Divisão de Aviões Comerciais da Boeing, Ray Conner, se manifestou sobre o assunto, afirmando que "há espaço para um terceiro ator neste mercado". "Com os CSeries, Bombardier ocupará a parte de baixo do mercado, com aviões de 120 a 140 lugares. A Embraer virá juntar-se à Bombardier neste segmento?", questionou, antes do anúncio realizado pela empresa brasileira.
"Nossa resposta está dada. Pelo menos pelos próximos muitos anos vamos ficar nisso aqui", disse o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado, referindo-se à nova família de E-Jets E2. "Na aviação, os ciclos são longos. Tudo é possível lá na frente, mas a decisão de agora é ficar nesse segmento. Pode até ter espaço. Mas nós não enxergamos a Embraer em condição de ocupá-lo."
Ainda assim, Curado abriu a porta para eventuais ajustes na gama de produtos no futuro, por discordar que o mercado não comporte mais segmentos ou novos tamanhos de fuselagens. "Eu diria que é muito cedo para se concluir isso. É uma teoria possível. Mas eu não tenho tanta convicção de que isso é verdade. Há saltos tecnológicos que podem levar a repensar", afirmou.
De acordo com ele, "foi muito fácil para a Embraer decidir" permanecer nos mercados em que está posicionada. "O 195 um pouquinho maior nos dá uma cobertura maior, sem entrar em competição direta com Boeing e Airbus", afirmou. Questionado sobre se é impossível competir com as gigantes americana e europeia, Curado disse entender que não. "Tudo é possível, mas nesse segmento não achamos que seja uma estratégia adequada - nem para nós, nem para ninguém."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol