Boeing 747 8F, maior cargueiro do mundo, deve começar a voar no País

Boeing 747 8F, maior cargueiro do mundo, deve começar a voar no País
Avião de 76,4 metros de comprimento deve operar a partir da próxima terça por Viracopos


 A americana Atlas Air deve começar na próxima terça-feira, 18, a operar um voo regular do maior avião cargueiro da Boeing em circulação no mundo, o 747-8F, pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A empresa e a concessionária Aeroportos Brasil, que administra o terminal, aguardam para essa quinta-feira, 14, a publicação pela Agência Nacional de Aviação de Civil (Anac) da homologação do aeroporto para receber os modelos 747-8F.
"Só falta a publicação da homologação. Com ela, vamos começar já na próxima terça-feira a fazer um voo com o 747-8F por Viracopos", afirmou diretor da Atlas Air para o Brasil, Luis Fernando Del Valle. Além da Atlas, a Cargo Lux, que também tem os gigantes da Boeing, já procurou a Aeroportos Brasil para começar a operar com os aviões da categoria F por Campinas. A Atlas vai manter um voo semanal todas asterças por Viracopos.
Será o primeiro aeroporto do Brasil liberado pela Anac para receber o jumbo. No dia 28 de maio, a Atlas fez um pouso-teste com o avião vazio. Foi a primeira vez que a aeronave, com 76,4 metros de comprimento, pousou no país.
Os modelos 747-8 da Boeing dividem com o A-380 da Airbus o título de maiores aviões do mundo com versões também para passageiros. São considerados os mais modernos da categoria. As aeronaves da categoria F devem ter de uma extremidade a outra da asa entre 65m e 80m. O Boeing 747-8F tem 68,5m de envergadura. Em comprimento, é o maior do mundo: mede 76,4m.
Existem 41 aeronaves como essa voando pelo mundo - 35 cargueiros e 6 de passageiros, chamados de Intercontinental, com capacidade para até 550 passageiros. O modelo de carga tem capacidade para transportar 135 toneladas de carga.
O diretor da Atlas diz que o aeronave tem como principal vantagem a economia. "Transportamos 20% mais carga com ele, com uma economia de 15% de combustível, com 20% menos barulho."
A empresa americana tem sete modelos do 747-8F, uma frota total de 48 aeronaves da Boeing.
Além do aeroporto de Viracopos - maior terminal de cargas do país -, a Atlas aguarda da Anac liberação para usar o jumbo em Brasília, no Rio de Janeiro, em Cabo Frio, Curitiba, Natal, e Petrolina.
Fonte: O Estado de S. paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol