Voo didático entre Congonhas e Confins (CNF) com a Gol
Dando continuidade às postagens sobre o I Workshop de Segurança Operacional da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, hoje falaremos sobre o voo didático, realizado entre os aeroportos de Congonhas em SP e Confins em MG, que visava apresentar o Boeing 737-800 SFP à imprensa.
Praticamente vazio, o voo contou com a presença de jornalistas e blogueiros, que participaram de uma série de demonstrações dos “truques” dessa aeronave que já se encontra em operação na companhia há algum tempo.
Sky Interior
Um dos pontos mais interessantes do Boeing 737-800 SFP é o sistema de iluminação batizado de Sky Interior, que consegue simular todas as condições naturais de luz no céu, promovendo aos passageiros um conforto adicional através da simulação da luz natural de acordo com o horário em que se voa.
Durante a demonstração do equipamento, foram simuladas condições de luz similares ao alvorecer, entardecer, luz diurna e luz noturna e, adicionalmente, também foram demonstradas as condições de embarque com luzes azuladas e tons mais quentes durante o serviço de bordo – tudo para promover maior conforto aos ocupantes da cabine.
Novo acabamento
A nova aeronave possui janelas mais alongadas e estreitas como parte da remodelagem sofrida. As poltronas trazem uma estampa mais moderna, com padrões bem simpáticos. Outra mudança que conferiu mais uma grata surpresa foi a remodelagem dos comandos para o passageiro, que ficou mais discreta, menos proeminente e contando agora com iluminação de LED.
Um dos pontos mais interessantes do Boeing 737-800 SFP é o sistema de iluminação batizado de Sky Interior, que consegue simular todas as condições naturais de luz no céu, promovendo aos passageiros um conforto adicional através da simulação da luz natural de acordo com o horário em que se voa.
Durante a demonstração do equipamento, foram simuladas condições de luz similares ao alvorecer, entardecer, luz diurna e luz noturna e, adicionalmente, também foram demonstradas as condições de embarque com luzes azuladas e tons mais quentes durante o serviço de bordo – tudo para promover maior conforto aos ocupantes da cabine.
Novo acabamento
A nova aeronave possui janelas mais alongadas e estreitas como parte da remodelagem sofrida. As poltronas trazem uma estampa mais moderna, com padrões bem simpáticos. Outra mudança que conferiu mais uma grata surpresa foi a remodelagem dos comandos para o passageiro, que ficou mais discreta, menos proeminente e contando agora com iluminação de LED.
Compartimentos de Bagagem
Outra mudança perceptível nessa aeronave é que os compartimentos de bagagem (overhead bins) possuem mais espaço e têm abertura invertida, dando ao passageiro maior conforto e diminuindo a sensação de claustrofobia, já que o teto da aeronave agora fica mais distante dos assentos. Adicionalmente, esses novos compartimentos contam com um sistema que diminui o esforço para abrir e fechar suas portas. Ponto positivo para a remodelagem.
Outra mudança perceptível nessa aeronave é que os compartimentos de bagagem (overhead bins) possuem mais espaço e têm abertura invertida, dando ao passageiro maior conforto e diminuindo a sensação de claustrofobia, já que o teto da aeronave agora fica mais distante dos assentos. Adicionalmente, esses novos compartimentos contam com um sistema que diminui o esforço para abrir e fechar suas portas. Ponto positivo para a remodelagem.
Além dos itens cosméticos e funcionais da aeronave, durante este voo ainda foram dadas explicações sobre os procedimentos que fazem parte do dia a dia da companhia, como o curioso balanceamento de carga, que nada mais é do que a distribuição do peso dos passageiros e da carga ao longo da aeronave, de maneira a eliminar pontos que possam vir a interferir no centro de gravidade da aeronave e tornar os procedimentos de pouso e decolagem menos confortáveis e até mesmo inseguros em alguns casos.
Para exemplificar este voo em especial, havia menos de 40 passageiros no total e, ainda assim, fomos divididos em dois grupos, sendo que metade foi posicionada na dianteira da aeronave e a outra metade posicionada na traseira. Esse tipo de intervenção evita ocorrências como o Tail Strike ou a batida da traseira da aeronave no momento de descolar do solo durante a decolagem (parte trivial da operação e que inclusive faz parte dos testes aos quais os aviões são submetidos após sua produção). Passados os 50 minutos do voo entre Congonhas e Confins, pudemos desembarcar e ir conhecer o Centro de Manutenção de Aeronaves da Gol.
Fonte: Jeguiando
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