Bombardier aposta em grandes encomendas do novo jato CSeries
Bombardier aposta em grandes encomendas do novo jato CSeries
A
canadense Bombardier pretende conquistar um novo nicho no impiedoso mercado de
aviação com um jato de médio alcance e consumo eficiente de combustível
Toronto
- A canadense Bombardier pretende conquistar um
novo nicho no impiedoso mercado de aviação com um jato de médio alcance e
consumo eficiente de combustível, mas o novo avião CSeries precisa de uma
avalanche de encomendas para desviar de rivais maiores.
A família de aviões CSeries da Bombardier, de corredor único, foi
concebida para preencher uma lacuna no mercado de aviação comercial. Sua
estrutura é de compósito de carbono como a do o 787 Dreamliner da Boeing e seus
motores da Pratt & Whitney têm baixo consumo de combustível.
Mas há dois
grandes desafios: convencer o mercado de que há espaço para um avião
posicionado a meio caminho entre jatos comerciais regionais e aviões maiores e
convencer os clientes a abandonar as grandes aeronaves.
"Você está
entrando numa competição duríssima e se você tiver o balanço financeiro para
passar por isso, e arrancar uma posição no mercado, há algo aqui", disse o
vice-presidente da consultoria de aviação Teal Group, Richard Aboulafia.
"Se você não
conseguir isso, então você está pulando dentro de um vulcão com uma montanha de
dinheiro." A Bombardier --rival histórica da brasileira Embraer no mercado
de aviões regionais-- investiu 3,4 bilhões de dólares para criar o CSeries, que
tem modelos entre 110 e 130 assentos, além de uma versão que pode acomodar até
160 passageiros.
A empresa espera
300 pedidos firmes no valor de 19 bilhões de dólares até o momento em que o
avião começar a voar comercialmente em meados de 2014, contra 177 encomendas no
momento.
A Paris Air Show,
maior feira de aviação mundial que acontece na semana que vem, oferece uma
chance de impulsionar as vendas, embora o avião não esteja em exibição.
O voo inaugural
do CSeries não ocorrerá até o fim de junho, após um atraso de seis meses que a
Bombardier atribuiu a questões de fornecedores.
A Bombardier
insiste que o CSeries agora está dentro do prazo previsto. "Estou muito
confortável com o primeiro voo, e estou muito confortável com a entrada em
serviço (da aeronave)", disse o presidente da divisão de aviões comerciais
da fabricante, Mike Arcamone.
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