Air Berlin ‘trava’ queda de tráfego mas sem atingir aumento de capacidade

A Air Berlin, que tem em curso uma nova operação de recapitalização designadamente com injecção de capital pelo seu accionista Etihad, indicou hoje que terminou o primeiro quadrimestre com um crescimento do tráfego em RPK em 2,1%, aquém do aumento de capacidade, que foi de 5,4%, tendo assim uma queda da taxa média de ocupação dos voos em 2,7 pontos, para 82,4%.
Em número de passageiros embarcados, o crescimento foi apenas pela margem mínima, em 0,1%, para 8,411 milhões.
A Air Berlin, segunda maior companhia alemã, indica na informação publicada hoje que em Abril “continuou a expandir a oferta de voos”, traduzida no aumento da capacidade, sem especificar qual o efeito Páscoa nessa evolução.
A companhia diz apenas que “continuando a expandir os voos oferecidos, a Air Berlin está a aumentar a produtividade, obtendo uma optimização da utilização da frota ao longo do ano”.
Em Abril, que este ano foi o mês da Páscoa, que em 2013 foi a 31 de Março, a Air Berlin teve um crescimento do tráfego em RPK (passageiros x quilómetros voados) em 7,8%, aproximadamente na mesma proporção em que aumentou a capacidade (7,9% em ASK = lugares x quilómetros percorridos), tendo assim uma estagnação em baixa da taxa de ocupação média dos voos (-0,1 pontos, para 83,9%).
Em número de passageiros, a Air Berlin somou 2,55 milhões, mais 2,8% ou mais aproximadamente 69,4 mil que há um ano, mas ainda 8,2% ou 227,4 mil abaixo do que teve em Abril de 2011, em que a Páscoa foi em data semelhante à deste ano.
No conjunto dos primeiros quatro meses deste ano, a Air Berlin soma 8,411 milhões de passageiros, +0,1% ou mais cerca de dez mil que em 2013, mas -12,8% ou menos 1,2 milhões que em 2011.
A companhia alemã anunciou em finais de Abril ter em curso uma operação para reforçar os capitais em 450 milhões de euros, com a Etihad, que detém cerca de 29% do seu capital, a contribuir com 300 milhões (clique para ler: Air Berlin regressou ao ‘vermelho’ em 2013 e Ethiad vai injectar mais 300 milhões de euros).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol