TAP e Ryanair ‘elevam’ Aeroporto de Lisboa a 12º maior europeu em aumento de passageiros
Lisboa, 29º maior aeroporto europeu no primeiro trimestre em número de passageiros, com 3,42 milhões, foi o que teve o 12º maior aumento neste período, com mais 276,7 mil que no período homólogo de 2013, que se deve principalmente ao crescimento da TAP, com mais 121,1 mil que há um ano, e ao início dos voos da Ryanair, que ‘acrescentou’ 102,6 mil, segundo dados a que o PressTUR teve acesso.
Dados do ACI Europa que permitem comparar a evolução no primeiro trimestre deste ano face a 2013 em 193 aeroportos europeus mostram que 143 tiveram aumento de passageiros, entre os quais, de Portugal, além de Lisboa também o Porto, com o 46º maior aumento, em 81,9 mil, enquanto Ponta Delgada teve uma estagnação e Faro teve uma queda de 10,5 mil.
Os dois aeroportos de Istambul, Gökçen e Atatürk, foram os que tiveram os maiores aumentos de passageiros do primeiro trimestre, respectivamente com mais 1,35 milhões (+39,2%, para 4,8 milhões) e mais 1,17 milhões (+10,5%, para 12,36 milhões, seguindo-se Moscovo Sheremetyevo, com mais 648,3 mil (+11,2%, para 6,436 milhões), Amesterdão Schiphol, com mais meio milhão (+4,7%, para 11,139 milhões), e Londres Gatwick, com mais 436,1 mil (+6,4%, para 7,25 milhões).
No pólo oposto, com as maiores quedas do trimestre, estiveram Palma de Maiorca, com menos 179,7 mil passageiros (-8,6%, para 2,027 milhões), Nuremberga, com menos 128,7 mil (-17,2%, para 619,7 mil), Varsóvia, com menos 113,8 mil (-5,4%, para 1,993 milhões), Girona, com menos 107,2 mil (-36,2%, para 189 mil), e Estugarda, com menos 83,1 mil (-4,7%, para 1,685 milhões).
O ranking dos aeroportos europeus por dimensão em número de passageiros continua liderado por Londres Heathrow, hub da British Airways, com 16,043 milhões (+0,5% ou mais 79,8 mil), seguido por Paris Charles de Gaulle, hub da Air France, com 12,359 milhões (+2,8% ou mais 276 mil), mas em terceiro lugar, ultrapassando Frankfurt (12,174 milhões, +2% ou mais 238,7 mil), hub da Lufthansa, está Istambul Atatürk, hub da Turkish, com 12,359 milhões (+10,5% ou mais 1,174 milhões).
Depois vem Amesterdão Schiphol, hub da KLM, com 11,139 milhões (+4,7% ou mais 500 mil), Madrid - Barajas, hub da Iberia, com 8,766 milhões (+0,6% ou mais 52,3 mil), Munique, hub da Lufthansa, com 8,451 milhões (+0,2% ou mais 16,8 mil), Londres Gatwick, principal base da easyJet e primeiro aeroporto da TAP em Londres, com 7,25 milhões (+6,4% ou mais 436,1 mil), Roma, hub da Alitalia, com 7,24 milhões (+1,3% ou mais 92,9 mil), e Barcelona El Prat, principal base da Vueling, com 6,937 milhões (+5,9% ou mais 386,5 mil).
Lisboa, hub da TAP, que é a maior companhia na capital portuguesa, surge na 29ª posição, com 3,42 milhões (+8,8% ou mais 276,6 mil), tal como no primeiro trimestre de 2013.
O Porto, por sua vez, está na posição 63 (62ª no primeiro trimestre de 2012), com 1,286 milhões (+6,8% ou mais 81,9 mil), Faro desce de 91º para 95º, com 604,8 mil (-1,7% ou menos 10,4 mil), e Ponta Delgada sobe um lugar, para 141º, com 144 mil passageiros tal como no primeiro trimestre de 2013.
Dados do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso mostram que o aumento registado no primeiro trimestre, em 276,6 mil passageiros se deve em primeiro lugar ao crescimento da TAP, que tendo um crescimento em 6,3% isso significou um aumento de 121,1 mil passageiros, para 2,051 milhões (60% do total do aeroporto).
O segundo maior impulso veio do início dos voos da Ryanair, que no primeiro trimestre de 2013 não estava ainda em Lisboa e este ano transportou de e para a capital portuguesa 102,6 mil passageiros.
Entre as companhias que mais aumentaram o número de passageiros em Lisboa no primeiro trimestre, apesar do efeito ‘falta’ da Páscoa, contaram-se ainda a transvia.com, low cost do grupo Air France-KLM, com mais 24,2 mil (+61,8%, para 63,2 mil), e a esyJet, com mais 16,6 mil (+4,3%, para 399 mil).
No Porto, o maior aumento de passageiros foi o da Ryanair, que é a companhia líder, com mais 22,3 mil (+4,9%, para 475 mil), seguida da Vueling, com 22,3 mil, que no primeiro trimestre de 2013 não operava, e transavia.com, com mais 12 mil (+19,4%, para 71 mil).
Já em Faro, a Ryanair foi a principal responsável pela queda do tráfego, com menos 53 mil passageiros (-29,5%, para 126,9 mil), e as que mais contrariaram essa quebra foram as low cost Norwegian, com mais seis mil (+74,5%, para 14,2 mil), e easyJet, com mais 5,1 mil (+3,7%, para 142,3 mil).
Dados do ACI Europa que permitem comparar a evolução no primeiro trimestre deste ano face a 2013 em 193 aeroportos europeus mostram que 143 tiveram aumento de passageiros, entre os quais, de Portugal, além de Lisboa também o Porto, com o 46º maior aumento, em 81,9 mil, enquanto Ponta Delgada teve uma estagnação e Faro teve uma queda de 10,5 mil.
Os dois aeroportos de Istambul, Gökçen e Atatürk, foram os que tiveram os maiores aumentos de passageiros do primeiro trimestre, respectivamente com mais 1,35 milhões (+39,2%, para 4,8 milhões) e mais 1,17 milhões (+10,5%, para 12,36 milhões, seguindo-se Moscovo Sheremetyevo, com mais 648,3 mil (+11,2%, para 6,436 milhões), Amesterdão Schiphol, com mais meio milhão (+4,7%, para 11,139 milhões), e Londres Gatwick, com mais 436,1 mil (+6,4%, para 7,25 milhões).
No pólo oposto, com as maiores quedas do trimestre, estiveram Palma de Maiorca, com menos 179,7 mil passageiros (-8,6%, para 2,027 milhões), Nuremberga, com menos 128,7 mil (-17,2%, para 619,7 mil), Varsóvia, com menos 113,8 mil (-5,4%, para 1,993 milhões), Girona, com menos 107,2 mil (-36,2%, para 189 mil), e Estugarda, com menos 83,1 mil (-4,7%, para 1,685 milhões).
O ranking dos aeroportos europeus por dimensão em número de passageiros continua liderado por Londres Heathrow, hub da British Airways, com 16,043 milhões (+0,5% ou mais 79,8 mil), seguido por Paris Charles de Gaulle, hub da Air France, com 12,359 milhões (+2,8% ou mais 276 mil), mas em terceiro lugar, ultrapassando Frankfurt (12,174 milhões, +2% ou mais 238,7 mil), hub da Lufthansa, está Istambul Atatürk, hub da Turkish, com 12,359 milhões (+10,5% ou mais 1,174 milhões).
Depois vem Amesterdão Schiphol, hub da KLM, com 11,139 milhões (+4,7% ou mais 500 mil), Madrid - Barajas, hub da Iberia, com 8,766 milhões (+0,6% ou mais 52,3 mil), Munique, hub da Lufthansa, com 8,451 milhões (+0,2% ou mais 16,8 mil), Londres Gatwick, principal base da easyJet e primeiro aeroporto da TAP em Londres, com 7,25 milhões (+6,4% ou mais 436,1 mil), Roma, hub da Alitalia, com 7,24 milhões (+1,3% ou mais 92,9 mil), e Barcelona El Prat, principal base da Vueling, com 6,937 milhões (+5,9% ou mais 386,5 mil).
Lisboa, hub da TAP, que é a maior companhia na capital portuguesa, surge na 29ª posição, com 3,42 milhões (+8,8% ou mais 276,6 mil), tal como no primeiro trimestre de 2013.
O Porto, por sua vez, está na posição 63 (62ª no primeiro trimestre de 2012), com 1,286 milhões (+6,8% ou mais 81,9 mil), Faro desce de 91º para 95º, com 604,8 mil (-1,7% ou menos 10,4 mil), e Ponta Delgada sobe um lugar, para 141º, com 144 mil passageiros tal como no primeiro trimestre de 2013.
Dados do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso mostram que o aumento registado no primeiro trimestre, em 276,6 mil passageiros se deve em primeiro lugar ao crescimento da TAP, que tendo um crescimento em 6,3% isso significou um aumento de 121,1 mil passageiros, para 2,051 milhões (60% do total do aeroporto).
O segundo maior impulso veio do início dos voos da Ryanair, que no primeiro trimestre de 2013 não estava ainda em Lisboa e este ano transportou de e para a capital portuguesa 102,6 mil passageiros.
Entre as companhias que mais aumentaram o número de passageiros em Lisboa no primeiro trimestre, apesar do efeito ‘falta’ da Páscoa, contaram-se ainda a transvia.com, low cost do grupo Air France-KLM, com mais 24,2 mil (+61,8%, para 63,2 mil), e a esyJet, com mais 16,6 mil (+4,3%, para 399 mil).
No Porto, o maior aumento de passageiros foi o da Ryanair, que é a companhia líder, com mais 22,3 mil (+4,9%, para 475 mil), seguida da Vueling, com 22,3 mil, que no primeiro trimestre de 2013 não operava, e transavia.com, com mais 12 mil (+19,4%, para 71 mil).
Já em Faro, a Ryanair foi a principal responsável pela queda do tráfego, com menos 53 mil passageiros (-29,5%, para 126,9 mil), e as que mais contrariaram essa quebra foram as low cost Norwegian, com mais seis mil (+74,5%, para 14,2 mil), e easyJet, com mais 5,1 mil (+3,7%, para 142,3 mil).
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