TAP cresce 15,4% no Aeroporto da Madeira e aumenta quota de mercado para 34,9%
A TAP foi a companhia que mais contribuiu para o crescimento do Aeroporto do Funchal no primeiro quadrimestre, ao somar mais 34,2 mil passageiros (+15,4%, para 255,7 mil), com o quais atingiu 34,9% do total de passageiros que chegaram à Madeira em voos comerciais, mais dois pontos que no período homólogo de 2013.
O Aeroporto da Madeira, de acordo com os dados a que o PressTUR teve acesso, teve nos primeiros quatro meses deste ano um aumento do número de passageiros em 8,9% ou mais cerca de 60 mil, o que significa que o crescimento das restantes companhias ficou na ordem de 5,7% ou 25,7 mil, para 476,7 mil.
Entre as restantes companhias, as que tiveram maiores aumentos de passageiros em voos de e para a Madeira foram a Monarch, com mais oito mil (+39,9%, para 28,2 mil), a easyJet, com mais 5,9 mil (+5,6%, para 110,6 mil), a Condor, com mais cerca de 4,9 mil (+19,3%, para 30,2 mil), a Thomas Cook Scandinavia, com mais 2,8 mil (+23,6%, para 14,8 mil), e a Transavia.com, com mais 2,1 mil (+5,7%, para 39 mil).
A somar aos aumentos dessas companhias acresce o impacto das operações em avião da White, que no primeiro quadrimestre somou 18,5 mil passageiros de e para o Funchal, quando há um ano não tinha essas ligações, entrando directamente para o Top10, na 9ª posição.
A reduzir o impacto destes crescimentos estiveram as ligações da Air Berlin, com uma quebra de aproximadamente 6,6 mil passageiros (-12,6%, para 46 mil), mantendo-se, ainda assim a terceira maior companhia na Madeira, a seguir à TAP e à easyJet, e quebras também da SATA Internacional (-46% ou menos cerca de 10,7 mil), das companhias do grupo TUI Thomson Airways (-7,2% ou menos 2,3 mil, para 29,3 mil) e TUIfly (-4,5% ou menos cerca de mil, para 22,1 mil), bem como da Primera Air (-11,6% ou menos 2,3 mil, para 17,8 mil) e da low cost Norwegian (-16,2% ou menos 1,7 mil, para 8,8 mil).
Por origens/destinos, os dados a que o PressTUR teve acesso mostram que o maior impulso para o crescimento veio das ligações com Portugal Continental, com mais 37,4 mil passageiros (+12,9%, para 327,8 mil), que não significam necessariamente passageiros do Continente, como evidenciou o director de Vendas da TAP, Carlos Paneiro, que em declarações ao portal especializado em aviação NewsAvia (em www.newsavia.com) avançou que no ano passado dos 550 mil passageiros transportados nos voos Lisboa-Funchal, a maior ‘fatia (55%) procederam de outros países, designadamente da Alemanha (73 mil), Reino Unido (65 mil) e França (62 mil).
A segunda maior origem/destino no primeiro quadrimestre foi o Reino Unido, com 135,5 mil passageiros (+7,6% ou mais 9,5 mil), seguindo-se a Alemanha, com 98,6 mil (-6% ou menos 6,3 mil), França, com 36,4 mil (+12,9% ou mais 4,1 mil), Dinamarca, com 20 mil (+13,4% ou mais 2,4 mil), Finlândia, com 19,4 mil (+23,1% ou mais 3,6 mil), e Suécia, com 17 mil (+73,8% ou mais 7,2 mil).
O Aeroporto da Madeira, de acordo com os dados a que o PressTUR teve acesso, teve nos primeiros quatro meses deste ano um aumento do número de passageiros em 8,9% ou mais cerca de 60 mil, o que significa que o crescimento das restantes companhias ficou na ordem de 5,7% ou 25,7 mil, para 476,7 mil.
Entre as restantes companhias, as que tiveram maiores aumentos de passageiros em voos de e para a Madeira foram a Monarch, com mais oito mil (+39,9%, para 28,2 mil), a easyJet, com mais 5,9 mil (+5,6%, para 110,6 mil), a Condor, com mais cerca de 4,9 mil (+19,3%, para 30,2 mil), a Thomas Cook Scandinavia, com mais 2,8 mil (+23,6%, para 14,8 mil), e a Transavia.com, com mais 2,1 mil (+5,7%, para 39 mil).
A somar aos aumentos dessas companhias acresce o impacto das operações em avião da White, que no primeiro quadrimestre somou 18,5 mil passageiros de e para o Funchal, quando há um ano não tinha essas ligações, entrando directamente para o Top10, na 9ª posição.
A reduzir o impacto destes crescimentos estiveram as ligações da Air Berlin, com uma quebra de aproximadamente 6,6 mil passageiros (-12,6%, para 46 mil), mantendo-se, ainda assim a terceira maior companhia na Madeira, a seguir à TAP e à easyJet, e quebras também da SATA Internacional (-46% ou menos cerca de 10,7 mil), das companhias do grupo TUI Thomson Airways (-7,2% ou menos 2,3 mil, para 29,3 mil) e TUIfly (-4,5% ou menos cerca de mil, para 22,1 mil), bem como da Primera Air (-11,6% ou menos 2,3 mil, para 17,8 mil) e da low cost Norwegian (-16,2% ou menos 1,7 mil, para 8,8 mil).
Por origens/destinos, os dados a que o PressTUR teve acesso mostram que o maior impulso para o crescimento veio das ligações com Portugal Continental, com mais 37,4 mil passageiros (+12,9%, para 327,8 mil), que não significam necessariamente passageiros do Continente, como evidenciou o director de Vendas da TAP, Carlos Paneiro, que em declarações ao portal especializado em aviação NewsAvia (em www.newsavia.com) avançou que no ano passado dos 550 mil passageiros transportados nos voos Lisboa-Funchal, a maior ‘fatia (55%) procederam de outros países, designadamente da Alemanha (73 mil), Reino Unido (65 mil) e França (62 mil).
A segunda maior origem/destino no primeiro quadrimestre foi o Reino Unido, com 135,5 mil passageiros (+7,6% ou mais 9,5 mil), seguindo-se a Alemanha, com 98,6 mil (-6% ou menos 6,3 mil), França, com 36,4 mil (+12,9% ou mais 4,1 mil), Dinamarca, com 20 mil (+13,4% ou mais 2,4 mil), Finlândia, com 19,4 mil (+23,1% ou mais 3,6 mil), e Suécia, com 17 mil (+73,8% ou mais 7,2 mil).
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