Air Berlin ‘trava’ queda de tráfego mas sem atingir aumento de capacidade

A Air Berlin, que tem em curso uma nova operação de recapitalização designadamente com injecção de capital pelo seu accionista Etihad, indicou hoje que terminou o primeiro quadrimestre com um crescimento do tráfego em RPK em 2,1%, aquém do aumento de capacidade, que foi de 5,4%, tendo assim uma queda da taxa média de ocupação dos voos em 2,7 pontos, para 82,4%.
Em número de passageiros embarcados, o crescimento foi apenas pela margem mínima, em 0,1%, para 8,411 milhões.
A Air Berlin, segunda maior companhia alemã, indica na informação publicada hoje que em Abril “continuou a expandir a oferta de voos”, traduzida no aumento da capacidade, sem especificar qual o efeito Páscoa nessa evolução.
A companhia diz apenas que “continuando a expandir os voos oferecidos, a Air Berlin está a aumentar a produtividade, obtendo uma optimização da utilização da frota ao longo do ano”.
Em Abril, que este ano foi o mês da Páscoa, que em 2013 foi a 31 de Março, a Air Berlin teve um crescimento do tráfego em RPK (passageiros x quilómetros voados) em 7,8%, aproximadamente na mesma proporção em que aumentou a capacidade (7,9% em ASK = lugares x quilómetros percorridos), tendo assim uma estagnação em baixa da taxa de ocupação média dos voos (-0,1 pontos, para 83,9%).
Em número de passageiros, a Air Berlin somou 2,55 milhões, mais 2,8% ou mais aproximadamente 69,4 mil que há um ano, mas ainda 8,2% ou 227,4 mil abaixo do que teve em Abril de 2011, em que a Páscoa foi em data semelhante à deste ano.
No conjunto dos primeiros quatro meses deste ano, a Air Berlin soma 8,411 milhões de passageiros, +0,1% ou mais cerca de dez mil que em 2013, mas -12,8% ou menos 1,2 milhões que em 2011.
A companhia alemã anunciou em finais de Abril ter em curso uma operação para reforçar os capitais em 450 milhões de euros, com a Etihad, que detém cerca de 29% do seu capital, a contribuir com 300 milhões (clique para ler: Air Berlin regressou ao ‘vermelho’ em 2013 e Ethiad vai injectar mais 300 milhões de euros).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O novo Boeing 777-300 ER

Reportagem 787-900

Avianca apresenta nova marca em Bogotá