Azul pode reduzir ritmo, mas não vê urgência em IPO
Cenário de alta nos custos do setor, agravado pela recente desvalorização do real pode levar a Azul a reduzir o ritmo de crescimento ou elevar tarifas
São
Paulo - O cenário de alta nos custos do setor aéreo, agravado pela recente desvalorização do real contra o dólar
pode levar a Azul empresa a reduzir o ritmo de crescimento ou a elevar tarifas,
afirmou o diretor de comunicação e marca da companhia aérea, Gianfranco Beting,
que participou da fundação da empresa em 2008.
Em agosto, a oferta da Azul subiu 33,15 por cento, segundo os
dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre os
maiores percentuais de aumento e em meio à redução de oferta das rivais maiores
TAM e Gol neste ano.
A alta nos preços
do combustível de aviação já pesava no setor, mas a desvalorização do real
piorou a situação, e enquanto as duas maiores empresas em participação de
mercado não descartam reduzir ainda mais a oferta, a Azul já considera pisar no
freio.
"Estamos
olhando com seriedade para isso. Não cortamos destinos, mas já reduzimos
algumas frequências. A Azul começou a voar em 2008 e é a primeira vez que
encontramos um cenário mais adverso. E com um cenário mais desafiador é
irresponsável você acreditar que pode continuar crescendo como estava crescendo
antes", afirmou Beting à Reuters.
A empresa também
não descarta elevar os preços de passagens caso os custos com insumos continuem
subindo, mas ressalta que os recursos esperados da oferta pública inicial de
ações (IPO, na sigla em inglês) cancelada no fim de agosto devido as condições
de mercado, não eram urgentes.
"Não há
desespero. A gente achou que o IPO não ia ser como queríamos que fosse então
não vamos fazer. Claro que se a gente fez um arquivamento (do pedido na CVM) é
porque queríamos fazer o IPO, mas não é a única alternativa da empresa",
afirmou Beting, acrescentando apenas que "algo será feito", quando
questionado sobre uma possível emissão de debêntures.
"Estamos
viabilizando a empresa sem o IPO. Quando as condições econômicas melhorarem a
gente vai fazer uma avaliação." Embora a empresa não detalhe seus planos
financeiros, a fusão com a Trip, anunciada em 2012, parece estar beneficiando a
empresa, com sinergias "espetaculares", segundo o executivo.
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