Controladores aéreos franceses terminam greve

O sindicato minoritário dos controladores aéreos franceses responsável pela greve que ontem e hoje causou transtornos a milhares de passageiros em França e em países do Sul da Europa, como Portugal, e Norte de África, desconvocou a paralisação ao fim da tarde de hoje, mas os seus efeitos ainda vão perdurar por mais horas.
A imprensa francesa está a noticiar que o UNSA-ICNA, sindicato que representa 22,4% dos quatro mil controladores franceses, desconvocou a greve após várias horas de reunião com o secretário de Estado dos Transportes da qual resultou um “avanço” não especificado das suas reivindicações.
A greve fora condenada pela IATA e pela AEA, que salientou o facto de a paralisação ocorrer numa das semanas de mais intensa actividade da aviação comercial na Europa.
A AEA alertava ainda na sua tomada de posição que também os controladores franceses se preparam para entrar em greve e acusava-os estarem a opor-se a medidas muito necessárias para um aumento da eficiência nos céus europeus.
A IATA, por sua vez, acusou os sindicatos de controladores aéreos europeus de estarem a tentar parar o “progresso”.
A IATA tem-se empenhado na defesa do projecto único europeu, sublinhando que actualmente “há mais fronteiras nos céus da Europa do que em terra”.
A Associação comentou ainda que essa situação levou em 2012 ao desperdício de 130 milhões de horas em atrasos que poderiam ter sido evitados se já houve o céu único europeu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O novo Boeing 777-300 ER

Reportagem 787-900

Avianca apresenta nova marca em Bogotá