Primeiro ATR42 Da PGA – Portugália Airlines Já Aterrou Em Lisboa
Chegou hoje, quinta-feira, dia 19 de Junho, a Lisboa o primeiro dos dois aviões ATR42 para a PGA Portugália Airlines que irão substituir os dois Beechcraft 1900D que voavam em rotas da TAP e que eram operados pela OMNI – Aviação e Tecnologia, sob a designação PGA Express.
O aparelho que hoje aterrou na capital portuguesa tem a matrícula CS-TRU e, segundo sabemos não permanecerá muito tempo na frota da PGA, já que a encomenda feita foi para duas unidades ATR42-600. A que hoje chegou a Portugal com as cores da PGA é da versão 500, e veio porque a fábrica não tinha para entrega imediata o modelo pretendido.
Como foi noticiado no passado mês de Maio, a TAP abrirá uma nova linha entre Lisboa e Oviedo, a partir de 1 de Julho, o que apenas é possível, porque a PGA mudou a frota que este neste momento para aeroportos secundários de Espanha. Essa foi a 11ª nova rota que a TAP anunciou este ano, e desta vez tendo em vista o reforço da liderança da companhia aérea portuguesa no transporte de passageiros entre os dois países da Península Ibérica.
Oviedo passa a ser a oitava cidade espanhola com voos directos da TAP, juntando-se a Madrid e Barcelona (com ligações directas desde Lisboa, Porto e Funchal), Sevilha, Corunha, Bilbau, Málaga e Valência.
A frota de ATR, cada avião com capacidade para transportar 46 passageiros (muito superior aos 19 que é a lotação do B1900D) permite “uma maior autonomia de voo e uma melhoria do serviço a bordo e consequente satisfação do cliente, maior fiabilidade, assentos mais confortáveis, baixo nível de ruído, redução do tempo de imobilização no chão, melhoria do rácio custo-eficácia, possibilidade de operar em voos mais longos com opções mais amplas de utilização, menor consumo de combustível/passageiros/km e menor emissão de CO2”, refere um comunicado de imprensa distribuído pela TAP no passado dia 21 de Março.
Os dois aviões ATR com as cores da PGA, companhia integrada na rede da TAP, serão operados por pilotos e pessoal de cabina da responsabilidade da OMNI Aviação e Tecnologia, que agrupa algumas empresas do sector da Aviação comercial em Portugal, nomeadamente a White Airways, a segunda maior companhia portuguesa de voos charters e de aluguer de aeronaves.
- Foto de Eduardo Ferreira de Almeida, distribuída pela ANA – Aeroportos de Portugal
newavia
Comentários
Postar um comentário